HEA adota nova estratégia para otimizar assistência a pacientes
Objetivo é otimizar a comunicação entre os setores
O Hospital de Emergência do Agreste, em Arapiraca, Alagoas, adotou o Huddle na Emergência, uma estratégia de reuniões multiprofissionais rápidas e objetivas, duas vezes por dia. O objetivo é otimizar a comunicação entre os setores, impulsionar o giro de leitos e reavaliar situações de pacientes.
A ação faz parte do projeto Lean nas Emergências, iniciativa do Ministério da Saúde, que visa evitar a superlotação nas urgências e emergências de hospitais públicos e filantrópicos do Brasil.
A coordenadora de Enfermagem na Emergência, Edjane Negrão, destaca que as ações implementadas têm sido produtivas, agilizando significativamente os processos de cuidados aos pacientes.
“O Huddle na Emergência é uma peça fundamental para melhorarmos continuamente nossos serviços. São reuniões para apontarmos problemas pontuais e já encontrarmos as soluções com profissionais de diversas áreas da saúde”, afirma Negrão.
Para a coleta de informações sobre atendimentos, profissionais respondem a um breve questionário, no celular, desenvolvido em colaboração com o Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) do Hospital de Emergência. Esse processo contribui para uma abordagem baseada em dados, otimizando a tomada de decisões. Muitas situações apontadas na reunião matinal geralmente são solucionadas antes mesmo da reunião vespertina. Esse ciclo ágil demonstra a eficácia do Huddle na Emergência como ferramenta de gestão.
“Os dedicados profissionais do Hospital de Emergência do Agreste seguem práticas inovadoras, como as apresentadas pelo projeto Lean nas Emergências, para reforçar a eficiência e qualidade no atendimento à saúde”, explicou Bárbara Albuquerque, diretora-geral do Hospital de Emergência do Agreste.
Últimas notícias
Mulher é morta a tiros dentro de residência em Penedo; companheiro PM é suspeito
Fã detalha encontro com Elize Matsunaga em São Paulo: “Eu gelei”
Vereadora causa polêmica ao criticar doação de quentinhas no Natal
Igreja cobra R$ 380 em show natalino milionário e é criticada
Homem com mandado de prisão é detido pelo Pelopes durante patrulhamento em Colônia Leopoldina
Polícia atende denúncia de maus-tratos, mas ocorrência é descartada em Messias
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
