Blocos puxados por orquestras de frevo fazem as prévias do carnaval em Penedo
As prévias carnavalescas em Penedo também ocorrem em comunidades da zona rural e bairros da cidade

O carnaval em Penedo não espera a abertura oficial para espalhar alegria na cidade. Antes do desfile das agremiações e da lavagem das escadarias da Igreja do Rosário dos Pretos, ponto alto da festa realizada na noite de Sexta-feira de Carnaval em Penedo, a folia já está nas ruas.
Quem faz a festa antecipada são os blocos puxados por orquestras de frevo, com apoio de carro-pipa porque a brincadeira começa por volta das 10 horas e segue até o início da noite, roteiro que varia em seu local de origem e percurso.
Entre dezenas de brincadeiras abertas ao público ou prioritárias para o folião que compra a camisa do bloco, destaque para duas que acontecem neste final de semana: Boneca Raquel e Ovo da Madrugada.
O mais antigo boneco de carnaval de Penedo completa 64 anos em 2024, comemoração que começa na noite desta sexta-feira, 26. Os organizadores do bloco da Boneca Raquel fazem a concentração na praça da igreja Santa Cruz, saindo às 19 horas para o percurso nas principais ruas da comunidade.
Para rever a boneca gigante mais animada da festa momesca em Penedo vai ter que esperar a noite da Sexta-feira de Carnaval, quando a maioria das agremiações fazem a festa no corredor da folia, da Praça do Coreto ao Largo do Rosário.
O cenário da melhor data do carnaval penedense também fica um verdadeiro ‘enxame de gente’ no próximo sábado, 27, data da 14ª edição do Ovo da Madrugada, seguindo a tradição de ir às ruas em plena luz do dia, puxado apenas por orquestras de frevo e saindo por volta do meio-dia, encerrando a festa antes do pôr do sol.
No domingo, 27, a animação acontece no Oiteiro, onde a comunidade remanescente quilombola realiza a Lavagem do Bonfim no período da tarde, com manifestações culturais típicas da cultura afro e também orquestras de frevo.
As prévias carnavalescas em Penedo também ocorrem em comunidades da zona rural e bairros da cidade – confira programação abaixo do texto -, blocos em sua maioria apoiados pela Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Juventude (SEMCLEJ).
A pasta convocou todas as agremiações que fazem o carnaval penedense para se credenciarem, trabalho realizado no início desta semana, para ordenar a distribuição de ajuda de custo viabilizada pela Prefeitura de Penedo para blocos tradicionais e alternativos, orquestras e batucadas da cidade.

Últimas notícias

Homens morrem em confronto com a polícia, em Delmiro Gouveia

Adolescente é apreendido suspeito de praticar furtos em Delmiro (AL) e Canindé de São Francisco (SE)

Escultor entrega novos elementos da via sacra de Palmeira dos Índios

Polícia Civil prende homem condenado por estuprar criança de 11 anos em Maceió

Prefeitura continua entrega de peixes em bairros de Palmeira dos Índios

Com DNA arapiraquense, redes Unicompra e São Luiz lideram o varejo de Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
