Hospital de Emergência do Agreste e Conselho Estadual LGBTI+ estabelecem parceria para capacitar servidores
Serão realizados cursos e treinamentos com foco no aprimoramento do acolhimento e humanização no tratamento de pessoas da comunidade LGBTI+
O Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, por meio do Núcleo de Educação Permanente (NEP), firmou uma inovadora e importante parceria com o Conselho Estadual de Combate à Discriminação e Promoção dos Direitos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (CECD/LGBT) para a realização de capacitações para os servidores do hospital com cursos e treinamentos com foco no aprimoramento do acolhimento e humanização no tratamento de pessoas da comunidade LGBTI+.
A busca por um atendimento mais humanizado conta com o respaldo da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), reforçando o compromisso do governo estadual com políticas inclusivas. Participaram da reunião, o enfermeiro Jean Vital, coordenador do Núcleo de Educação Permanente (NEP); o médico Jean Rafael, integrante do NEP do Hospital de Emergência; a psicóloga Yanna Albuquerque, coordenadora da Área Lilás da instituição; e o coordenador da Associação de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais de Arapiraca (SOMOS LGBT), pedagogo José Sebastião de Farias.
"Já saímos daqui com uma agenda pré-pronta para a construção de vários cursos e palestras com esta mesma pauta. A reunião foi muito boa para nortear as ideias, as demandas, e aplicar as soluções ampliando a humanização para a comunidade LGBTI+”, afirmou Jean Vital, coordenador do NEP.
José Sebastião de Farias expressou sua satisfação com a iniciativa. “Fiquei muito feliz por receber este convite e saber que o Hospital de Emergência, com o apoio da Sesau, está preocupado em implementar políticas públicas deste porte. Com os cursos e treinamentos para os servidores, iremos abordar questões como a LGBTfobia e direitos humanos no serviço público. A partir destas providências, juntos podemos fazer com que os usuários da instituição hospitalar tenham acesso humanizado. É um passo gigante”, enfatizou.
A expectativa é que essa parceria fortaleça a capacitação dos profissionais de saúde, contribuindo para a criação de ambientes mais inclusivos e sensíveis às necessidades da comunidade LGBTI+ no contexto hospitalar.
“A qualificação dos profissionais ajuda a desenvolver melhor os serviços do Hospital. Neste caso, a parceria já nasce forte e com direcionamento para atender a comunidade LGBTI+ de maneira humanizada e respeitando todos os direitos. Parabéns a toda a equipe do NEP pela iniciativa. Com o apoio e incentivo da Sesau, o Hospital de Emergência segue buscando abrir portas e acolher sempre os pacientes, acompanhantes e servidores”, declarou a diretora-geral do HEA, Bárbara Albuquerque.
Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
PF apreende 152 frascos de tizerpartida proibida pela Anvisa e prende suspeito por contrabando
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
