Saúde

Hospital de Emergência do Agreste e Conselho Estadual LGBTI+ estabelecem parceria para capacitar servidores

Serão realizados cursos e treinamentos com foco no aprimoramento do acolhimento e humanização no tratamento de pessoas da comunidade LGBTI+

Por 7segundos com Assessoria 29/01/2024 17h05
Hospital de Emergência do Agreste e Conselho Estadual LGBTI+ estabelecem parceria para capacitar servidores
Durante a reunião foram debatidas demandas da comunidade LGBTI+ na área hospitalar - Foto: Ascom

O Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, por meio do Núcleo de Educação Permanente (NEP), firmou uma inovadora e importante parceria com o Conselho Estadual de Combate à Discriminação e Promoção dos Direitos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (CECD/LGBT) para a realização de capacitações para os servidores do hospital com cursos e treinamentos com foco no aprimoramento do acolhimento e humanização no tratamento de pessoas da comunidade LGBTI+.

A busca por um atendimento mais humanizado conta com o respaldo da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), reforçando o compromisso do governo estadual com políticas inclusivas. Participaram da reunião, o enfermeiro Jean Vital, coordenador do Núcleo de Educação Permanente (NEP); o médico Jean Rafael, integrante do NEP do Hospital de Emergência; a psicóloga Yanna Albuquerque, coordenadora da Área Lilás da instituição; e o coordenador da Associação de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais de Arapiraca (SOMOS LGBT), pedagogo José Sebastião de Farias.

"Já saímos daqui com uma agenda pré-pronta para a construção de vários cursos e palestras com esta mesma pauta. A reunião foi muito boa para nortear as ideias, as demandas, e aplicar as soluções ampliando a humanização para a comunidade LGBTI+”, afirmou Jean Vital, coordenador do NEP.

José Sebastião de Farias expressou sua satisfação com a iniciativa. “Fiquei muito feliz por receber este convite e saber que o Hospital de Emergência, com o apoio da Sesau, está preocupado em implementar políticas públicas deste porte. Com os cursos e treinamentos para os servidores, iremos abordar questões como a LGBTfobia e direitos humanos no serviço público. A partir destas providências, juntos podemos fazer com que os usuários da instituição hospitalar tenham acesso humanizado. É um passo gigante”, enfatizou.

A expectativa é que essa parceria fortaleça a capacitação dos profissionais de saúde, contribuindo para a criação de ambientes mais inclusivos e sensíveis às necessidades da comunidade LGBTI+ no contexto hospitalar.

“A qualificação dos profissionais ajuda a desenvolver melhor os serviços do Hospital. Neste caso, a parceria já nasce forte e com direcionamento para atender a comunidade LGBTI+ de maneira humanizada e respeitando todos os direitos. Parabéns a toda a equipe do NEP pela iniciativa. Com o apoio e incentivo da Sesau, o Hospital de Emergência segue buscando abrir portas e acolher sempre os pacientes, acompanhantes e servidores”, declarou a diretora-geral do HEA, Bárbara Albuquerque.