Hospital de Emergência do Agreste e Conselho Estadual LGBTI+ estabelecem parceria para capacitar servidores
Serão realizados cursos e treinamentos com foco no aprimoramento do acolhimento e humanização no tratamento de pessoas da comunidade LGBTI+
O Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, por meio do Núcleo de Educação Permanente (NEP), firmou uma inovadora e importante parceria com o Conselho Estadual de Combate à Discriminação e Promoção dos Direitos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (CECD/LGBT) para a realização de capacitações para os servidores do hospital com cursos e treinamentos com foco no aprimoramento do acolhimento e humanização no tratamento de pessoas da comunidade LGBTI+.
A busca por um atendimento mais humanizado conta com o respaldo da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), reforçando o compromisso do governo estadual com políticas inclusivas. Participaram da reunião, o enfermeiro Jean Vital, coordenador do Núcleo de Educação Permanente (NEP); o médico Jean Rafael, integrante do NEP do Hospital de Emergência; a psicóloga Yanna Albuquerque, coordenadora da Área Lilás da instituição; e o coordenador da Associação de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais de Arapiraca (SOMOS LGBT), pedagogo José Sebastião de Farias.
"Já saímos daqui com uma agenda pré-pronta para a construção de vários cursos e palestras com esta mesma pauta. A reunião foi muito boa para nortear as ideias, as demandas, e aplicar as soluções ampliando a humanização para a comunidade LGBTI+”, afirmou Jean Vital, coordenador do NEP.
José Sebastião de Farias expressou sua satisfação com a iniciativa. “Fiquei muito feliz por receber este convite e saber que o Hospital de Emergência, com o apoio da Sesau, está preocupado em implementar políticas públicas deste porte. Com os cursos e treinamentos para os servidores, iremos abordar questões como a LGBTfobia e direitos humanos no serviço público. A partir destas providências, juntos podemos fazer com que os usuários da instituição hospitalar tenham acesso humanizado. É um passo gigante”, enfatizou.
A expectativa é que essa parceria fortaleça a capacitação dos profissionais de saúde, contribuindo para a criação de ambientes mais inclusivos e sensíveis às necessidades da comunidade LGBTI+ no contexto hospitalar.
“A qualificação dos profissionais ajuda a desenvolver melhor os serviços do Hospital. Neste caso, a parceria já nasce forte e com direcionamento para atender a comunidade LGBTI+ de maneira humanizada e respeitando todos os direitos. Parabéns a toda a equipe do NEP pela iniciativa. Com o apoio e incentivo da Sesau, o Hospital de Emergência segue buscando abrir portas e acolher sempre os pacientes, acompanhantes e servidores”, declarou a diretora-geral do HEA, Bárbara Albuquerque.
Últimas notícias
Secretária visita espaços do Centro de Inovação do Jaraguá para viabilizar projeto de ampliação e requalificação
Caminhão betoneira tomba em trecho da Avenida Pierre Chalita, em Maceió
PM apreende 31 armas de fogo e mais de 15 Kg de drogas na última semana em Alagoas
Pelopes prende homem e recupera veículo roubado em São Luís do Quitunde
Vocalista da banda Limão com Mel sofre acidente durante turnê nos Estados Unidos
32º Festival Municipal de Bumba Meu Boi encanta Jaraguá com tradição e espetáculo
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
