Educação

Inscrições para processo seletivo de agentes educacionais estão abertas até o dia 04

São 1500 vagas, sendo 864 serão para atuar na alimentação escolar e 636 para trabalhar com manutenção e infraestrutura

Por 7Segundos com Assessoria 30/01/2024 07h07
Inscrições para processo seletivo de agentes educacionais estão abertas até o dia 04
Inscrições vão até o dia 4 - Foto: Ascom Seduc

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) está com inscrições abertas para o processo seletivo simplificado de agentes educacionais em alimentação escolar e manutenção e infraestrutura. São 1.500 vagas para contratação por tempo determinado e composição de banco de dados e as inscrições devem ser feitas pelo Sistema SIGEPRO (www.sigepro.educacao.al.gov.br).

Ao todo, são 864 vagas para profissionais que atuarão na alimentação escolar e outras 636 para agentes educacionais em manutenção e infraestrutura, visando atender às carências temporárias existentes nas unidades de ensino da Rede Pública Estadual distribuídas nas 13 Gerências Regionais de Educação (GEEs). O edital completo está disponível para consulta no site www.educacao.al.gov.br e do SIGEPRO.

Dentre as atribuições do agente educacional em alimentação escolar estão o preparo e distribuição das refeições, recolhimento e higienização de pratos, talheres e panelas usadas para a merenda. Já os agentes em manutenção e infraestrutura atuarão, dentre outras funções, na conservação e zelo dos prédios das unidades, seus móveis, utensílios e ferramentas; fiscalização da entrada e saída de pessoas e veículos; abertura e fechamento de portas e janelas,responsabilizando-se pela entrega das chaves.

REQUISITOSPara ambos os cargos, o interessado precisa comprovar idade de 18 anos completos, no momento da contratação, e escolarização mínima de Nível Fundamental completo, comprovado por meio de certificado acompanhado de histórico escolar ou diploma emitido por instituição de ensino reconhecida/autorizada pelo Ministério da Educação (MEC). A jornada de trabalho será de 30h e remuneração inicial de R$ 1.571,83.

No ato da inscrição o candidato deverá fazer a opção de envio no Sistema do SIGEPRO dos documentos pessoais, documentos que comprovem os requisitos mínimos para o cargo, documentos de titulação, documentos comprobatórios de experiência profissional, nada consta criminal, declarações (modelos Anexos VI, IX e X disponíveis no edital).

Todos os documentos devem ser adicionados em um arquivo único do tipo PDF, com a seguinte ordem:

Documento de Identidade RG ou Carteira Nacional de Habilitação - CNH;

Registro Nacional de Estrangeiro - RNE ou Carteira de Registro Nacional Migratório - CRNM - No caso de estrangeiro(a) devidamente legalizado (a) no Brasil;

Inscrição no Cadastro Nacional de Pessoas Físicas - CPF/MF;

Comprovante de quitação eleitoral;

Comprovante de quitação das obrigações do Serviço Militar (no caso dos candidatos do sexo masculino);

Comprovante de residência (atualizado, com até 03 meses);

Cartão/ comprovante inscrição PIS/PASEP/ NIT/ NIS;

Nada consta criminal (atualizado, com menos de 03 meses) expedido pelas Justiças Estadual e Federal;

Declaração emitida e devidamente assinada pelas lideranças/conselho da comunidade indígena ou quilombola a que pertencer o (a) candidato (a), conforme modelos ANEXOS IX e X deste Edital - No caso candidato (a) concorra a reserva de vagas para indígenas, negros (as) e quilombolas;

Comprovantes de atendimento dos requisitos mínimos para o cargo que concorrer no certame, conforme exigida pelo ANEXO I deste Edital;

Títulos (declarados no ato da inscrição ONLINE) emitidos por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação conforme exigida pelo ANEXO II deste edital;

Comprovantes de experiência profissional (declarados no ato da inscrição ONLINE);

Declaração de não acumulação ilícita de cargos, e/ ou proventos, com fulcro no inciso XVI, do art. 37, da Constituição Federal, (modelo ANEXO VI).

ETAPASO PSS será realizado em sete etapas: inscrição e envio de documentos, títulos e declarações exigidas em edital; resultado preliminar do certame; interposição de recursos ao resultado preliminar e respectiva análise; resultado preliminar após análise de recursos interpostos; homologação de documentos, títulos e declarações apresentadas; interposição de recursos à homologação de documentos, títulos e declarações apresentadas; e resultado final, previsto para ser divulgado em 27 de março de 2024.