Arapiraca

[Vídeo] Animais que irão participar da Cavalgada da Padroeira de Arapiraca embarcam para PE

Cavalos embarcaram da sede da Acesa no bairro Canafístula nesta terça (30) após serem vistoriados por veterinários

Por 7Segundos 30/01/2024 16h04 - Atualizado em 30/01/2024 18h06
[Vídeo] Animais que irão participar da Cavalgada da Padroeira de Arapiraca embarcam para PE
Embarque dos animais da sede da Acesa nesta terça (30) - Foto: Pedro Henrique-7Segundos

Os animais que irão participar da 21ª edição da Cavalgada da Padroeira de Arapiraca, Nossa Senhora do Bom Conselho, embarcaram na manhã desta terça-feira (30) em direção ao Parque de Exposições da cidade de Bom Conselho, em Pernambuco.

Os 180 cavalos que irão refazer o trajeto de cerca de 100 Km que o fundador de Arapiraca, Manoel André, fez em 1864, também a cavalo, trazendo a imagem da santa, seguiram em comboio em caminhões, acompanhados por seus tratadores. Os cavaleiros e amazonas  também viajaram nesta terça-feira para Bom Conselho.

Para participar da cavalgada, médicos veterinários parceiros da Acesa (Associação dos Criadores de Cavalos de Sela de Arapiraca), responsável pela organização da cavalgada, atestam a saúde dos animais que têm que estar com os exames em dia contra anemia e mormo, doenças que podem comprometer a saúde dos equinos.

"Todo ano é feita a vistoria e todos os animais só saem daqui após serem vistoriados pelos nossos veterinários", explicou Geildo Araújo, presidente da Acesa.

Animais que irão participar da cavalgada antes do embarque. Foto: Giovanni Luiz-7Segundos 

Trajeto

De acordo com a programação feita pela Acesa, os cavaleiros e amazonas sairão de Bom Conselho-PE, às 08h00, após a celebração de uma missa no Parque de Exposições da cidade. O cortejo faz uma pausa para almoço no Distrito de Rainha Isabel, ainda em Bom Conselho, e no início da tarde, segue em direção à cidade de Palmeira dos Índios, com previsão de chegada às 18h00, onde a caravana pernoita.

Na manhã do dia 01 de fevereiro, a cavalgada sai de Palmeira dos Índios bem cedinho e segue em direção à Vila São José, zona rural de Arapiraca-AL, onde a previsão de chegada é também por volta também das 18h00.

Geildo Araújo (presidente da Acesa). Foto: Giovanni Luiz-7Segundos

Após pernoitarem na Vila São José, na manhã da sexta-feira (02), todos tomam café e por volta das 08h00, seguem em direção à Igreja do bairro Massaranduba, onde a imagem da Padroeira Nossa Senhora do Bom Conselho fica exposta para a visitação dos fiéis das 11h00 às 15h00.

Durante esse intervalo, os cavaleiros a amazonas almoçam na nova sede do Clube dos Fumicultores, na Massaranduba, e em seguida, se preparam para finalizar o percurso, entrando na cidade de Arapiraca por volta das 16h00, seguindo até a Concatedral de Nossa Senhora do Bom Conselho, no Centro da cidade de Arapiraca, onde a imagem da Padroeira é recepcionada pelos fiéis, pelo prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa e autoridades religiosas da igreja católica.

"Esta edição de 2024 marca o centenário de Arapiraca e a gente está com a expectativa que a festa seja ainda maior", disse Geildo Araújo, presidente da Acesa.

Assista a reportagem em vídeo feita pela equipe de externa do 7Segundos no link abaixo: