Geral

Alimentação Escolar: Prefeitura de Penedo vai investir 100% dos recursos do PNAE na agricultura familiar

Considerando que pelo menos 30% dos recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) precisam ser direcionados para a compra da agricultura familiar, a Prefeitura de Penedo avança a passos largos para bater os 100%

Por 7segundos com Assessoria 02/02/2024 15h03
Alimentação Escolar: Prefeitura de Penedo vai investir 100% dos recursos do PNAE na agricultura familiar
Em 2023 foram investidos quase um milhão de reais pagos aos trabalhadores rurais pela venda de alimentos para escolas - Foto: Assessoria

Trabalhadores rurais que produzem alimentos em seu núcleo familiar ou organizados coletivamente em Penedo receberam aproximadamente um milhão de reais em 2023, somente com a venda de itens da agricultura familiar para escolas da Prefeitura de Penedo.

O investimento recorde (R$ 969.993,34) que garante emprego e renda para famílias do campo em Penedo é consequência das políticas públicas desenvolvidas no governo Ronaldo Lopes/João Lucas.

O apoio à agricultura familiar aumenta a produção no campo, assistência que também orienta para as vantagens de atuar como associação ou cooperativa, tornando-se inclusive fornecedor de itens da alimentação escolar.

Considerando que pelo menos 30% dos recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) precisam ser direcionados para a compra da agricultura familiar, a Prefeitura de Penedo avança a passos largos para bater os 100%.

E como antes faltava apoio para a zona rural de Penedo, a oferta de itens da agricultura familiar nas chamadas públicas lançadas pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) sequer alcançava o percentual mínimo de compra com os 30% da verba do PNAE.

Com a determinação do Prefeito Ronaldo Lopes e o empenho da Secretaria Municipal de Abastecimento e Desenvolvimento Agrícola (Semada) e da Emater Alagoas, os produtores rurais foram capacitados para atender os critérios.

A evolução é incontestável: em 2021, foram utilizados 12% dos recursos do PNAE para a agricultura familiar. Em 2022, o trabalho feito no primeiro ano da gestão atual já representou um avanço impressionante: 64% da verba para merenda escolar circulou na zona rural de Penedo. E 2023 termina com praticamente um milhão de reais pagos aos trabalhadores rurais pela venda de alimentos para escolas, o que representa 91% dos recursos do PNAE para Penedo.

A meta é concluir 2024 utilizando 100% da verba destinada a Penedo pelo programa, conforme anunciou o Secretário Luciano Lucena nesta quinta-feira, 1º de fevereiro, durante a abertura dos envelopes com as propostas dos fornecedores de alimentos.

A etapa da chamada pública lotou o auditório da Procuradoria Geral do Município, agenda de trabalho cumprida por equipe do setor de compras e licitações, gestão da Semed e da Semada e representante do Sebrae Alagoas.

Além do agricultores individuais, entidades penedenses irão fornecer alimentos para as escolas e creches da Prefeitura de Penedo, entre elas a Cooperativa dos Agricultores Familiares e Remanescentes Quilombolas do Baixo São Francisco, com 22 itens; a Associação dos Agricultores Familiares da Palmeira Alta, com 27 itens; a Associação dos Agricultores Familiares do Sítio Nazário, com 19 itens; e a Associação dos Moradores, Agricultores e Pecuaristas da Ponta Mufina, com 8 itens.

Considerando o caráter público da concorrência, também foram contempladas entidades dos municípios de Igreja Nova, São Sebastião e Coruripe.