Saúde

Campanha do Hospital de Emergência do Agreste busca reforço no estoque de sangue antes do Carnaval

A ação visa sensibilizar servidores e acompanhantes de pacientes a se tornarem doadores de sangue

Por 7Segundos com Ascom/HEA 05/02/2024 16h04
Campanha do Hospital de Emergência do Agreste busca reforço no estoque de sangue antes do Carnaval
Campanha visa conscientizar servidores e acompanhantes de pacientes para fazer doação e reforçar o estoque de sangue no Hemoal - Foto: Tony Medeiros/Ascom HEA

O Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, lançou, nesta segunda-feira (05), campanha para garantir o abastecimento da Unidade Arapiraca do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) antes do período carnavalesco. 

A ação visa sensibilizar servidores e acompanhantes de pacientes a se tornarem doadores de sangue. Isso porque, historicamente, o número de pessoas acolhidas na maior instituição hospitalar do interior de Alagoas aumenta durante o Carnaval, principalmente vítimas de acidentes de trânsito. 

Durante a Folia de Momo de 2023, o hospital atendeu 825 pessoas, sendo 235 (28,4% desse total) referentes a acidentes automobilísticos. Dentre esses, 164 pacientes se feriram em ocorrências envolvendo motocicletas.

A diretora-geral do Hospital de Emergência do Agreste, a fonoaudióloga Bárbara Albuquerque, destaca a importância da campanha para a sociedade em geral. 

“É fundamental conscientizar a comunidade sobre a necessidade de doação de sangue, pois a demanda aumenta consideravelmente durante o Carnaval. Contamos com a solidariedade dos servidores e acompanhantes para garantir que o Hemoal Arapiraca esteja preparado para atender a demanda”, explicou.

Ao longo da semana, serão distribuídos panfletos informativos e realizados trabalhos de conscientização com as equipes do hospital e acompanhantes de pacientes. A contribuição de cada doador é essencial para assegurar que o estoque de sangue esteja adequado às demandas durante o período festivo. 

A comunidade é convocada a abraçar essa causa e fazer a diferença na vida daqueles que necessitam de transfusões sanguíneas emergenciais.

O Hospital de Emergência do Agreste é referência na II Macrorregião de Saúde, composta por 46 municípios. A instituição também acolhe pacientes provenientes de municípios localizados em outros estados como Bahia, Pernambuco e Sergipe.

Para doar:

• Ter peso igual ou superior a 50 quilos;

• Ter idade entre 16 e 69 anos;

• Apresentar documento original com foto;

• Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas;

•Estar alimentado e evitar comidas gordurosas antes da doação.

Atenção: Se for menor de idade, deve estar acompanhado dos pais ou responsável legal, ambos devem apresentar o documento original com foto.