Campanha do Hospital de Emergência do Agreste busca reforço no estoque de sangue antes do Carnaval
A ação visa sensibilizar servidores e acompanhantes de pacientes a se tornarem doadores de sangue
O Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, lançou, nesta segunda-feira (05), campanha para garantir o abastecimento da Unidade Arapiraca do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) antes do período carnavalesco.
A ação visa sensibilizar servidores e acompanhantes de pacientes a se tornarem doadores de sangue. Isso porque, historicamente, o número de pessoas acolhidas na maior instituição hospitalar do interior de Alagoas aumenta durante o Carnaval, principalmente vítimas de acidentes de trânsito.
Durante a Folia de Momo de 2023, o hospital atendeu 825 pessoas, sendo 235 (28,4% desse total) referentes a acidentes automobilísticos. Dentre esses, 164 pacientes se feriram em ocorrências envolvendo motocicletas.
A diretora-geral do Hospital de Emergência do Agreste, a fonoaudióloga Bárbara Albuquerque, destaca a importância da campanha para a sociedade em geral.
“É fundamental conscientizar a comunidade sobre a necessidade de doação de sangue, pois a demanda aumenta consideravelmente durante o Carnaval. Contamos com a solidariedade dos servidores e acompanhantes para garantir que o Hemoal Arapiraca esteja preparado para atender a demanda”, explicou.
Ao longo da semana, serão distribuídos panfletos informativos e realizados trabalhos de conscientização com as equipes do hospital e acompanhantes de pacientes. A contribuição de cada doador é essencial para assegurar que o estoque de sangue esteja adequado às demandas durante o período festivo.
A comunidade é convocada a abraçar essa causa e fazer a diferença na vida daqueles que necessitam de transfusões sanguíneas emergenciais.
O Hospital de Emergência do Agreste é referência na II Macrorregião de Saúde, composta por 46 municípios. A instituição também acolhe pacientes provenientes de municípios localizados em outros estados como Bahia, Pernambuco e Sergipe.
Para doar:
• Ter peso igual ou superior a 50 quilos;
• Ter idade entre 16 e 69 anos;
• Apresentar documento original com foto;
• Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas;
•Estar alimentado e evitar comidas gordurosas antes da doação.
Atenção: Se for menor de idade, deve estar acompanhado dos pais ou responsável legal, ambos devem apresentar o documento original com foto.
Últimas notícias
Concluintes do Ensino Médio celebram formatura no Colégio da Polícia Militar da capital
Educação divulga resultado do processo seletivo para gerentes Especiais Regionais
Ilumina Maceió restabelece iluminação na orla de Jacarecica após furto de cabos
Acidente com moto deixa um morto e um ferido em trecho da BR-101 em Joaquim Gomes
Lindomar Castilho, o 'Rei do Bolero', morre aos 85 anos
Justiça manda soltar médica acusada de agredir tia idosa de 77 anos em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
