Meio ambiente

[Vídeo] Jacaré aparece em rua do bairro Canafístula e assusta moradores

Morador tentou bater no animal como forma de afugentá-lo, mas prática não é correta

Por 7Segundos 16/02/2024 07h07 - Atualizado em 16/02/2024 08h08
[Vídeo] Jacaré aparece em rua do bairro Canafístula e assusta moradores
Jacaré aparece em rua do bairro Canafístula e assusta moradores - Foto: Reprodução

Mais uma vez, um jacaré foi avistado perambulando pelas ruas de Arapiraca. A aparição, dessa vez, aconteceu no bairro Canafístula, em uma região conhecida como Rua do Amor.

Moradores da região ficaram assustados com o animal, que aparenta ter cerca de dois metros, e tentaram tangê-lo.

Em um vídeo que circula pelas redes sociais, um homem é avistado tentando bater no jacaré com um pedaço de madeira, o que é considerado crime ambiental. Outra pessoa, que não aparece nas imagens, tenta impedir a agressão ao animal.

É importante destacar que, em caso de aparecimento de animais como jacarés e cobras, o Corpo de Bombeiros Militar deve ser acionado para realizar o manejo correto e devolvê-los a seu habitat natural.

Em Arapiraca, jacarés-do-papo-amarelo vivem no Riacho Piauí, em uma região conhecida como Ladeira do Claudionor, às margens da Rua Dom Pedro II.

NÃO REPRESENTAM PERIGO

Em 2020, quando o número de jacarés aumentou consideravelmente em Arapiraca, o Portal 7Segundos conversou com especialistas, que descartaram que jacarés representem perigo à população. De acordo com a bióloga do Núcleo de Gestão de Fauna do Instituto do Meio Ambiente (IMA), Gabriela Gama, esses animais não costumam atacar humanos.

"O jacaré é um animal que geralmente foge na tentativa de contato humano, no entanto não se deve tentar provocar a fuga, pois ele pode entender a situação como uma disputa por caça e atacar", disse a bióloga à época.

Segundo a bióloga do IMA, o aumento no número pode estar relacionado a vários fatores.

"O possível aumento pode ter decorrência de uma diminuição da caça por parte da população. Outra possibilidade é de que os jacarés estão chamando mais atenção devido à repercussão das imagens nas redes sociais", disse Gabriela Gama, que está fazendo doutorado no estudo de jacarés em Alagoas.

Confira matéria completa feita à época, clicando aqui!