Saúde

Vacina contra Covid-19 é incluída no calendário da criança e começa em Penedo nesta segunda

As vacinas COVID-19 são eficazes, efetivas e seguras, possuem autorização de uso pela Anvisa

Por 7Segundos com Assessoria 19/02/2024 09h09
Vacina contra Covid-19 é incluída no calendário da criança e começa em Penedo nesta segunda
Vacina contra Covid-19 é incluída no calendário da criança e começa em Penedo nesta segunda - Foto: Assessoria

A vacina contra Covid-19 está incorporada ao Calendário Nacional de Vacinação. Seguindo a determinação do Ministério da Saúde, a Secretaria de Saúde de Penedo começará a campanha 2024 da vacinação das crianças a partir desta segunda-feira, 19.

A medida foi tomada com base em evidências científicas e dados epidemiológicos de casos e óbitos pela doença no Brasil.

A vacina Pfizer será ofertada pelo Programa Nacional de Imunização (PNI) e passará a ser obrigatória para crianças entre 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias. O esquema vacinal será composto por três doses (D1, D2 e D3), sendo que entre a D1 e D2 a aplicação deve ocorrer com intervalo de quatro semanas, já entre a D2 e a D3 esse espaço deve ser de oito semanas.

“Em 2024, a vacina contra a Covid-19 foi inserida no Calendário Nacional de Vacinação somente para grupos prioritários que são: crianças de 6 meses a menores de 5 anos, idosos, pessoas com comorbidades, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, entre outros. Para as crianças, a vacina foi licenciada e adquirida pelo Programa Nacional de Imunização, ou seja, ela agora faz parte da rotina das nossas crianças. Por isso é de extrema importância completar ou iniciar o esquema vacinal”, disse a Diretora de Epidemiologia e Imunização da SEMS Penedo, Dhayanna Gabryella de Oliveira.

De acordo com o Ministério da Saúde, as vacinas COVID-19 são eficazes, efetivas e seguras, possuem autorização de uso pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e passam por um rígido processo de avaliação de qualidade pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS), da Fundação Oswaldo Cruz, instituição responsável pela análise de qualidade dos imunobiológicos adquiridos e distribuídos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

As doses da vacina contra a Covid-19 se encontram disponíveis nos postos de saúde de Penedo. Quem faz parte de algum grupo prioritário, procure a unidade mais próxima e atualize seu esquema vacinal com a dose anual.