Arapiraca e Rio Largo recebem equipes do Hemoal para coletas externas de sangue nesta terça (20)
Ações visam facilitar o acesso dos alagoanos que desejam se candidatar à doação de sangue
Os municípios de Arapiraca e Rio Largo recebem, nesta terça-feira (20), equipes do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) para coletas externas de sangue. As ações simultâneas visam facilitar o acesso dos alagoanos que desejam se candidatar à doação voluntária.
Em Arapiraca, a ação ocorrerá na Praça Marques da Silva, no Centro, das 8h às 12h e das 13h às 16h. Já em Rio Largo, a iniciativa vai ocorrer das 8h às 16h, na lanchonete Thomas Burguer, situada no Conjunto Cruzeiro do Sul, no bairro Brasil Novo.
Conforme o Ministério da Saúde (MS), os voluntários acometidos por doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos de idade ficam impedidos permanentemente de doar sangue. "Quanto às pessoas que fizeram tatuagem, maquiagem definitiva, micropigmentação ou que colocaram piercing, o impedimento é momentâneo, pelo período de 12 meses, contados a partir da data do procedimento", ressaltou a assistente social Camila Cansanção.
Postos de coleta
Com relação ainda aos pré-requisitos para se candidatar à doação de sangue, é necessário pesar 50 quilos ou mais, ter entre 16 a 69 anos de idade e, caso seja menor de 18 anos, é obrigatório estar acompanhado dos pais ou responsável legal, com os respectivos documentos comprobatórios. No caso das pessoas que não tenham dormido pelo menos seis horas na noite anterior ao dia da coleta ou que tenham ingerido bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas, há impedimento para doar.
Em Maceió, o voluntário pode comparecer às unidades Trapiche ou Via Expressa, de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h e, aos sábados, das 7h30 às 17h. No interior, as doações de sangue podem ser feitas no Hemoal Arapiraca, na Unidade Eldorado, situada próximo à Escola Alternativa, que funciona de segunda a sexta, das 7h às 12h e das 13h às 17h, bem como, aos sábados, das 7h30 às 12h e das 13h às 16h. Há também o Hemoal Coruripe, que funciona às quintas-feiras, das 9h às 16h.
Últimas notícias
Advogado sustenta que queda de criança foi acidente e questiona provas da acusação no júri
MPAL promove reunião com órgãos estaduais para discutir direitos humanos e cidadania nas escolas
IMA diz que mortandade de peixes em Jequiá da Praia foi provocada por ações humanas
Polícia Militar flagra extração irregular de minério durante Operação Onda Verde
Marginal do Piauí, com recursos articulados por Arthur Lira, impulsiona desenvolvimento em Arapiraca
Ivete Sangalo é internada em hospital em Salvador; saiba detalhes
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
Planalto confirma 13º infectado em comitiva com Bolsonaro
Indústria brasileira do setor alimentício terá fábrica em Rio Largo
