Próxima etapa do projeto “Meu Título Indígena” acontecerá em Porto Real do Colégio
"Meu Título Indígena" acontecerá no município, no mês de março
Uma reunião entre representantes do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) e lideranças indígenas da etnia Kariri Xocó, realizada na manhã da última terça-feira (20), em Porto Real do Colégio, definiu que a próxima etapa do projeto “Meu Título Indígena” acontecerá no município, no mês de março. Ainda participaram do encontro representantes da prefeitura municipal, do Ministério Público Federal (MPF), da FUNAI e da Superintendência de Políticas Públicas para Povos Indígenas em Alagoas.
O projeto “Meu Título Indígena” surgiu quando a gestão do desembargador Klever Loureiro, presidente do TRE/AL, percebeu que o quantitativo de indígenas autodeclarados nos sistemas da Justiça Eleitoral era muito baixo. A primeira etapa do projeto aconteceu em Pariconha, em dezembro, e levou os serviços eleitorais para 690 indígenas das etnias Gerimpankó, Katokinn e Karuazú.
“Muito mais que eleitores indígenas, é preciso que eles entendam a importância de serem devidamente representados em seus municípios, dando voz aos anseios de seus povos e construindo políticas públicas que os beneficiem de várias formas”, explicou o assessor da Presidência do TRE. José Ribeiro Lins Neto, um dos coordenadores do projeto.