Saúde

Hemoal estará no Centro de Arapiraca nesta terça-feira (27) coletando sangue

Ação itinerante ocorre das 9h às 16h na Unidade de Coleta e Transfusão

Por 7Segundos com Assessoria 26/02/2024 18h06 - Atualizado em 26/02/2024 20h08
Hemoal estará no Centro de Arapiraca nesta terça-feira (27) coletando sangue
Para doar sangue é necessário ter entre 16 e 69 anos - Foto: Carla Cleto - Ascom Sesau

O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) estará coletando sangue na Praça Marques da Silva, no Centro de Arapiraca, nesta terça-feira (27). A ação itinerante, que visa formar estoque estratégico de hemocomponentes para atender a demanda transfusional, vai ocorrer das 8h às 12h e das 13h às 16h.Conforme o Ministério da Saúde (MS), para doar sangue é necessário ter boa saúde e estar portando um documento de identificação com foto. Os voluntários também devem ter entre 16 a 69 anos de idade e peso igual ou superior a 50 quilos. 

No caso dos candidatos acometidos por doença de Chagas, Aids e sífilis não podem realizar o procedimento. O impedimento, segundo o MS, se refere às pessoas que tiveram hepatite após os 11 anos de idade.

Os candidatos à doação de sangue também não podem ter ingerido alimentos gordurosos e nem bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas que antecedem a doação de sangue. Com relação aos voluntários que colocaram piercing, fizeram tatuagem, maquiagem definitiva ou micropigmentação, a doação de sangue é proibida por um ano.