Baixo São Francisco

Em Penedo: Jornada regional do TCE Alagoas esclarece sobre governança e prestação de contas

As jornadas qualificam a administração dos municípios, difundindo as boas práticas que o TCE/AL exerce no controle externo

Por 7Segundos com Assessoria 01/03/2024 06h06
Em Penedo: Jornada regional do TCE Alagoas esclarece sobre governança e prestação de contas
Em Penedo: Jornada regional do TCE Alagoas esclarece sobre governança e prestação de contas - Foto: Kamylla Feitosa

O Tribunal de Contas do Estado de Alagoas está promovendo jornadas itinerantes para orientar e aproximar gestores de prefeituras e câmaras de vereadores sobre as atribuições do tribunal e a governança dos municípios, com ênfase na prestação de contas.

A iniciativa que envolve diretamente a Escola de Contas Públicas do TCE/AL realizou em Penedo a sua primeira edição em 2024, reunindo representantes de 16 municípios das regiões Agreste, Baixo São Francisco e Litoral Sul no Theatro Sete de Setembro nesta quinta-feira, 29.

Para o presidente do TCE Alagoas, Conselheiro Fernando Toledo, as jornadas qualificam a administração dos municípios, difundindo as boas práticas que o Tribunal de Contas do Estado de Alagoas exerce no controle externo.

“É preciso que todos os nossos jurisdicionados estejam capacitados, que tenham conhecimento e motivação para prestar o melhor serviço à comunidade”, frisa Fernando Toledo, agradecendo a receptividade penedense e, de modo especial, ao Prefeito Ronaldo Lopes, representado na solenidade pelo Procurador Geral do Município, Ricardo Méro.


“A jornada é algo formidável promovido pela Escola do Tribunal de Contas do Estado de Alagoas, congregando os agentes públicos dos municípios de uma região para esse trabalho de grande relevância na questão não só da interação, mas também da atualização de conhecimentos nas áreas administrativas”, destaca Ricardo Méro.

Kamylla Feitosa
Cortesia



Após a abertura da jornada em Penedo, o diretor técnico da Escola de Contas Públicas do TCE/AL, Perroneo Tojal, iniciou a programação que no dia 07 de março acontecerá em Delmiro Gouveia e no dia 14 em Palmeira dos Índios. Marechal Deodoro será a anfitriã da jornada em 21 de março, finalizada no dia 27 em Maragogi.


Além do apoio de cada município sede, as jornadas regionais estão sendo realizadas em parceria com a Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Rede Governança Brasil (RGB), Instituto Latino-Americano de Governança e Compliance Público (IGCP), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação de Alagoas (UNDIME) e União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação de Alagoas (UNCME).