Meio ambiente

Arapiraca comemora Dia do Ecoturismo com edição especial do City Tour

Passeio abordou, de forma leve e descontraída, principais equipamentos do turismo ecológico do município

Por 7Segundos, com Assessoria 02/03/2024 16h04
Arapiraca comemora Dia do Ecoturismo com edição especial do City Tour
Foi realizada uma edição especial do tradicional City Tour, desta vez em alusão ao Dia do Turismo Ecológico - Foto: Eduardo Mauricio – Ascom Arapiraca

Neste 1 de março, a Prefeitura de Arapiraca promoveu um sextou diferente e cheio de aprendizado para diversos munícipes curiosos por aprender. Por meio de uma parceria entre as secretarias de Desenvolvimento Econômico e Turismo e Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, foi realizada uma edição especial do tradicional City Tour, desta vez em alusão ao Dia do Turismo Ecológico.

O passeio contou com a presença de equipes das duas secretarias, órgãos parceiros, como a Instância do Agreste, Senac, Sebrae, Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), Prefeitura de Limoeiro de Anadia e o público em geral.

A primeira parada foi onde Manoel André descansou e toda a história do município começou: a árvore centenária que dá nome à Princesa do Agreste e que, em 2007, foi tombada como patrimônio natural do município. Ela tem mais de 100 anos de idade e fica localizada na Serra dos Ferreiras, na zona rural.

O segundo ponto foi a reserva da Bananeira, local de preservação da Mata Atlântica, com rica fauna e flora, e berço de uma nascente de água que abastece toda a comunidade circunvizinha.

Para finalizar, o City Tour visitou um espaço de grande importância não somente para o turismo ecológico da cidade, como também para a cultura: o EcoBrisa, ferramenta fundamental para o bem-estar dos moradores do Residencial Brisa do Lago e um acampamento cultural com uma diversidade de atividades recreativas, de reflexão e aprendizado.

Projeto em expansão

No ano do centenário de Arapiraca, novas edições do City Tour serão realizadas, abordando todos os tipos de equipamentos turísticos que o município oferece. Além disso, o objetivo também é expandir o projeto para outros setores, capacitando profissionais e instituições para que possam desenvolver seus próprios passeios.

Nesta quinta-feira (29), a Superintendência de Turismo se reuniu com diretores de escolas arapiraquenses para apresentar a proposta, em um momento marcado por troca de experiências e a prospecção de novas parcerias.