Geral

Investimento em curso técnico qualifica Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias em Penedo

O Secretário Executivo de Ações Estratégicas da Secretaria de Saúde de Alagoas, Guilherme Lopes, falou sobre a importância da categoria dos agentes de saúde de Penedo.

Por 7segundos 08/03/2024 15h03
Investimento em curso técnico qualifica Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias em Penedo
A primeira turma do Saúde com Agente em Penedo escolheu como patrono o Prefeito Ronaldo Lopes - Foto: Ascom

Ao realizarem o juramento de exercer a profissão com respeito à vida e aos direitos das pessoas, atuando com responsabilidade, competência e ética profissional, Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias se tornaram os primeiros técnicos do curso Saúde com Agente em Penedo.

O investimento que melhorou a qualificação de 87 agentes de saúde foi viabilizado pela Prefeitura de Penedo, por meio de parceria da Secretaria Municipal de Saúde (SEMS) com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), o Ministério da Saúde e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

A cerimônia de formatura aconteceu na noite desta quinta-feira (07), no Theatro Sete de Setembro, onde cerca de 50 formandos celebraram a conclusão do curso ao lado de familiares, professores e servidores públicos.

A primeira turma do Saúde com Agente em Penedo escolheu como patrono o Prefeito Ronaldo Lopes, além dos padrinhos Guilherme Lopes, Ivo Costa e João Lucas e as madrinhas Waninna Mendonça, Jamila Peixoto, Monike Nunes e Evelym Ferreira.

“Foi um privilégio para nós fazemos esse curso. Posso dizer que foi algo fora do normal, porque tudo que aprendemos no curso nós colocamos em prática no dia a dia do nosso trabalho. Valeu muito a pena”, afirma o Agente de Combate às Endemias, Rogério Onofre da Silva.

“É mais uma grande realização que nós estamos vivenciando. A experiência foi maravilhosa, de muito aprendizado e inovação para que possamos trabalhar melhor com a comunidade”, declarou a Agente Comunitária de Saúde, Andreia Silva Nascimento.

“Reconhecer essa formação e essa construção de conhecimento é a base que vai transformar o SUS naquilo que a gente precisa que ele seja. Eu sempre deixo claro a importante dos nossos ACS e ACE na Atenção Primaria, na Vigilância Sanitária e na saúde pública. Esse curso serviu para fortalecer a qualificação dos serviços que são prestados à população”, disse a madrinha da turma e Secretária de Saúde, Waninna Mendonça.

“Quero parabenizar todos os ACS e ACE por tudo que vocês já fizeram e eu sou um admirador da função de vocês. Eu conheço o trabalho que vocês fazem no dia a dia, visitando cada casa, conhecendo os problemas das famílias e buscando a solução. Vocês agora são mais preparados. Depois desse curso, com certeza, vocês estão mais seguros e preparados para continuar fazendo esse belo trabalho”, declarou o patrono da turma e Prefeito Ronaldo Lopes.

O Secretário Executivo de Ações Estratégicas da Secretaria de Saúde de Alagoas, Guilherme Lopes, falou sobre a importância da categoria dos agentes de saúde de Penedo.

“Eu tive a oportunidade de trabalha com vocês, de andar com os agentes de saúde, de entrar na casa das pessoas para ver focos de dengue com os Agentes de Endemias e, foi assim, conhecendo a saúde, que comecei a entender a importância de vocês. Vocês se sacrificaram para trabalhar e estudar para levar essa especialização para dentro da casa das pessoas. Eu tenho andado pelos 102 municípios de Alagoas e todos os secretários encaram Penedo como exemplo. Não se faz saúde sem vocês”, declarou.