Saúde

Hemoal faz coletas externas de sangue em Arapiraca e Maceió neste sábado

Ações visam facilitar o acesso dos doadores voluntários de sangue à prática da doação de sangue

Por 7Segundos com Assessoria 08/03/2024 19h07
Hemoal faz coletas externas de sangue em Arapiraca e Maceió neste sábado
Para se candidatar à doação voluntária de sangue é necessário ter idade mínima de 16 anos - Foto: Ascom sesau

Com o intuito de facilitar o acesso da população à doação voluntária de sangue, o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) fará duas ações externas neste sábado (9). Em Arapiraca, a coleta externa vai ocorrer no Partage Arapiraca Shopping, situado no bairro Santa Edwiges, das 10h às 17h. Já em Maceió, a ação será realizada das 8h30 às 16h, na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, situada na Avenida Santa Rita de Cássia, no bairro Farol.

Para se candidatar à doação voluntária de sangue, o Ministério da Saúde (MS) apresenta diversos critérios técnicos que devem ser observados pelos voluntários. Além de bom estado de saúde, o doador de sangue deve ter peso igual ou superior a 50 quilos e idade entre 16 e 69 anos.

Também no ato da ação, é obrigatório portar um documento de identificação com foto, além de estar alimentado, evitando alimentos gordurosos. O MS também determina que os voluntários também não podem ter ingerido bebidas alcoólicas antes de comparecer ao posto de doação de sangue.

“É importante frisar que as pessoas que tenham sido diagnosticadas com doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos, ficam impossibilitadas de realizar a doação de sangue. No caso das mulheres, a doação é proibida apenas se estiverem grávidas ou amamentando e, no caso das pessoas que fizeram tatuagem, maquiagem definitiva, micropigmentação ou colocaram piercing, a doação é vetada pelos próximos 12 meses", informou a assistente social do Hemoal, Natasha Souza.