Prefeitura de Penedo intensifica campanha contra o descarte irregular de resíduos
Ação da SEMARH Penedo visa não só recolher lixo, mas também orientar a população

Em Penedo, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH) está intensificando a luta contra o descarte irregular de lixo, um problema que causa sérios impactos ambientais e à saúde pública. Com a instalação de novas placas de sinalização em pontos críticos da cidade, a gestão municipal busca educar a população e promover hábitos mais sustentáveis de manejo dos resíduos.
Os locais escolhidos para receber as novas sinalizações incluem áreas conhecidas pelo acúmulo indevido de lixo, tais como Rocheira, a Rodovia Engenheiro Joaquim Gonçalves (no terreno da antiga fábrica de cerâmica), Mutirão (Dom Constantino) e a Avenida Guarani, na entrada do Povoado Cooperativa 1º Núcleo.
Estas áreas foram identificadas como pontos críticos de descarte irregular, o que demandou uma ação direta para a mudança de comportamento da comunidade local.
Além da instalação das placas, a SEMARH reforça a importância da colaboração de todos os cidadãos para manter a cidade limpa e segura. Verificar o horário e o dia da coleta de lixo em sua rua é um pequeno passo que cada morador pode dar para evitar o acúmulo de resíduos e a criação de mais pontos irregulares de descarte.
Confira aqui dia e horário da coleta de lixo em seu bairro
O Secretário Municipal de Meio Ambiente, Irmão João, reforçou a importância da ação: “Hoje estamos em uma ação colocando placas de ‘proibido jogar lixo’ em alguns pontos da nossa cidade, pedindo também a compreensão e ajuda da comunidade para contribuir com a manutenção desses locais limpos. Pontos irregulares como esses não prejudicam somente o nosso meio ambiente, mas também a saúde da população, onde muitos insetos, como ratos, baratas e outros, podem trazer vários tipos de doença, prejudicando a saúde de todos”.
Além disso, o Secretário Irmão João fez um apelo especial pela preservação do Rio São Francisco, um tesouro natural de grande valor para a região: “O nosso Rio São Francisco também precisa ser preservado. Peço aqui a colaboração de vocês que usufruem dessa beleza que é o velho Chico, tragam suas sacolas para fazer o descarte correto do seu lixo, que aqui vem sofrendo muito com vários descartes de lixo em suas margens. Preservaremos mais ainda e daremos vida ao nosso querido velho Chico.”
Esta iniciativa não apenas visa a limpeza urbana, mas também a conscientização sobre a importância do descarte correto e da reciclagem. Ao separar os resíduos sólidos e encaminhá-los corretamente, cada cidadão contribui para a preservação do meio ambiente e a melhoria da qualidade de vida em Penedo.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos espera que esta ação inspire outras iniciativas semelhantes e promova uma mudança positiva na atitude dos penedenses em relação ao descarte de lixo.
Últimas notícias

Vice-prefeito prestigia posse de novos servidores públicos da Câmara Municipal de Maceió

Hemoal promove coleta externa de sangue em Coruripe nesta quinta-feira (24)

Sindicato de irmão do presidente Lula é alvo de operação da PF por fraudes no INSS

Maragogi dá início às comemorações pelos 150 anos com inaugurações na zona rural

Criança de 11 anos é socorrida após ser atropelada em Santana do Ipanema

Leonardo Dias ressalta legado de Papa Francisco "inspiração para as autoridades eleitas"
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
