Governo reconhece situação de emergência de dois municípios alagoanos
As cidades terão direito à assistência humanitária, assim como a reconstrução de infraestruturas e restabelecimento de serviços essenciais

Os municípios de Poço das Trincheiras e Traipu, localizadas no estado de Alagoas, tiveram os decretos de situação de emergência reconhecidos pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) nesta segunda-feira (18), por conta da estiagem. As portarias com os reconhecimentos foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU).
Com o reconhecimento, de acordo com o MIDR, os municípios estarão qualificados a solicitar os recursos do Governo Federal para ações de defesa civil, que visem à assistência humanitária, como também a reconstrução de infraestruturas e restabelecimento de serviços essenciais.
Além das cidades alagoanas, outras oito, localizadas em seis estados brasileiros, também poderão contar com o benefício. Ainda conforme informações divulgadas pelo Ministério, os municípios de Nazarezinho e Nova Olinda, na Paraíba; Arcoverde, em Pernambuco; Olho D’Água do Borges, no Rio Grande do Norte, e Tobias Barreto, em Sergipe, também estão sofrendo com o período de estiagem.
Já as cidades de Santaluz, na Bahia, e Arinos e São José do Divino, em Minas Gerais, foram castigadas por fortes chuvas.
Como solicitar recursos
Cidades com o reconhecimento federal de situação de emergência ou de estado de calamidade pública podem solicitar ao MIDR recursos para ações de defesa civil. A solicitação de recursos pelos municípios em situação de emergência deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Com base nas informações enviadas nos planos de trabalho, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com o valor a ser liberado.
Capacitações da Defesa Civil Nacional
A Defesa Civil Nacional oferece uma série de cursos à distância para habilitar e qualificar agentes municipais e estaduais para o uso do S2iD. As capacitações têm como foco os agentes de proteção e defesa civil nas três esferas de governo. Confira neste link a lista completa dos cursos.
Últimas notícias

Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 5

Filhote de baleia com marcas de mordida de tubarão é encontrado morto em Piaçabuçu

'Devemos sempre aliviar o bolso do trabalhador, principalmente aqueles que mais precisam', diz Daniel Barbosa
![[Vídeo] Prefeita Ceci cobra leis mais duras após novo caso de agressão contra mulher](https://img.7segundos.com.br/Z569dQY6DHI7_aBsoSkGPHh8tdw=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/whatsapp-image-2025-07-09-at-165344.jpeg)
[Vídeo] Prefeita Ceci cobra leis mais duras após novo caso de agressão contra mulher

Prefeitura entrega mil colchões aos afetados pelas chuvas em São Luís do Quitunde

PF vê suspeita de lavagem em R$ 44 milhões movimentados por Bolsonaro em dois anos
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
