Governo reconhece situação de emergência de dois municípios alagoanos
As cidades terão direito à assistência humanitária, assim como a reconstrução de infraestruturas e restabelecimento de serviços essenciais
Os municípios de Poço das Trincheiras e Traipu, localizadas no estado de Alagoas, tiveram os decretos de situação de emergência reconhecidos pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) nesta segunda-feira (18), por conta da estiagem. As portarias com os reconhecimentos foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU).
Com o reconhecimento, de acordo com o MIDR, os municípios estarão qualificados a solicitar os recursos do Governo Federal para ações de defesa civil, que visem à assistência humanitária, como também a reconstrução de infraestruturas e restabelecimento de serviços essenciais.
Além das cidades alagoanas, outras oito, localizadas em seis estados brasileiros, também poderão contar com o benefício. Ainda conforme informações divulgadas pelo Ministério, os municípios de Nazarezinho e Nova Olinda, na Paraíba; Arcoverde, em Pernambuco; Olho D’Água do Borges, no Rio Grande do Norte, e Tobias Barreto, em Sergipe, também estão sofrendo com o período de estiagem.
Já as cidades de Santaluz, na Bahia, e Arinos e São José do Divino, em Minas Gerais, foram castigadas por fortes chuvas.
Como solicitar recursos
Cidades com o reconhecimento federal de situação de emergência ou de estado de calamidade pública podem solicitar ao MIDR recursos para ações de defesa civil. A solicitação de recursos pelos municípios em situação de emergência deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Com base nas informações enviadas nos planos de trabalho, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com o valor a ser liberado.
Capacitações da Defesa Civil Nacional
A Defesa Civil Nacional oferece uma série de cursos à distância para habilitar e qualificar agentes municipais e estaduais para o uso do S2iD. As capacitações têm como foco os agentes de proteção e defesa civil nas três esferas de governo. Confira neste link a lista completa dos cursos.
Últimas notícias
Operação em AL mira organização interestadual com R$ 400 milhões em movimentações suspeitas
MPAL recebe delegadas de Proteção à Criança e ao Adolescente e apoia reestruturação de delegacia
Atalaia se prepara para uma noite de encanto, luz e emoção no dia 30 de novembro
Motta pressiona, mas PT e PL veem ser necessário adiar o PL Antifacção
Ação + Centro Novo leva dezenas de serviços gratuitos e atendimentos itinerantes à Praça Bom Conselho nesta terça (18)
Estudante de 17 anos morre após passar mal durante atividade física em escola de Palmeira dos Índios
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
