Agricultores preparam a terra para o plantio do milho no Dia de São José
De acordo com a crença popular, quando chove no dia do santo o inverno vai ser bom
19 de março é Dia de São José, pai de Jesus Cristo em sua vida terrena e também esposo de Maria, mãe de Jesus. São José é um dos santos mais venerados pela Igreja Católica em todo o mundo.
Por ter sido carpinteiro, o santo também é chamado de São José Operário, padroeiro dos trabalhadores.
Na agricultura, São José também traz bons presságios. Muitos agricultores nordestinos, especialmente os que vivem na região do semiárido, mantém a crença herdada dos mais antigos de que quando chove no Dia de São José, é sinal de que o inverno será bom e a colheita, farta.
Por tradição, os agricultores familiares preparam a terra alguns dia antes para no dia 19 de março, jogar as sementes do milho.

A tradição diz que as sementes de milho devem ser plantadas na roça no dia 19 de março. Foto: Giovanni Luiz-7Segundos
Caso chova nesse dia ou no período em que as sementes foram jogadas, o milho para as festas juninas estará garantido. Como o ciclo do milho é de 90 dias, se o clima contribuir, ou seja, se a chuva cair em março e nos meses subsequentes, as espigas irão crescer para serem colhidas justamente no período da fogueira de Santo Antonio, São João e São Pedro.
Neste terreno localizado no Povoado Lagoa do Capim, zona rural de Craíbas, município do Agreste alagoano, o agricultor José Justino, de 63 anos, traz consigo a crença no Dia de São José, tradição herdada dos pais.
Nos últimos dias, ele preparou os canteiros numa área de 3 tarefas e meia de terras, pouco mais de 1 hectare, para receber as sementes de milho neste dia 19 de março.
"Aprendi com meus pais a respeitar e a acreditar no Dia de São José. Mesmo que não chova a terra tá fofinha porque andou chovendo esses dias e isso já é um bom sinal", disse o agricultor que também se chama José.
Ele disse ainda que pretende também cultivar lavouras de feijão de corda e de arranca, macaxeira e palma forrageira.

Seu José Justino mantém a esperança de chuva na crença em São José. Foto: Giovanni Luiz-7Segundos
No povoado Capim, zona rural de Arapiraca, a tradição de plantar o milho no Dia 19 de março é levada a sério pelo agricultor Gildo Eufrázio, de 30 anos, e pelo pai dele, o Seu Jovelino Eufrázio, de 72 anos.
"Eu vou plantar o milho sim, foi meu pai que me ensinou", disse Gildo.
Seu Jovelino diz que a ideia é plantar um pouquinho de milho, somente um quilo de semente para garantir o milho da fogueira, diz.
"A gente planta agora e com as bençãos de São José, vamos ter o nosso milhozinho para o São João", disse.
Últimas notícias
Dez são presos por violência contra mulher e estupro em Maceió e Região no fim de semana
Pix passa a ser rastreado em todos os bancos para evitar golpes a partir desta segunda
Alagoas vai sediar a primeira Assembleia Geral Ordinária do Consórcio Nordeste de 2026
Educação de Maceió convoca mais de 200 aprovados no PSS para reforço da rede municipal
Maceió se destaca entre os destinos mais buscados do Brasil para o Carnaval 2026
Ex-esposa entra no foco da investigação sobre morte de supervisor de base do CRB
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
