Agricultura

Agricultores preparam a terra para o plantio do milho no Dia de São José

De acordo com a crença popular, quando chove no dia do santo o inverno vai ser bom

Por 7Segundos 19/03/2024 07h07
Agricultores preparam a terra para o plantio do milho no Dia de São José
Agricultor José Justino fazendo os canteiros para plantar o milho - Foto: Giovanni Luiz-7Segundos

19 de março é Dia de São José, pai de Jesus Cristo em sua vida terrena e também esposo de Maria, mãe de Jesus. São José é um dos santos mais venerados pela Igreja Católica em todo o mundo.

Por ter sido carpinteiro, o santo também é chamado de São José Operário, padroeiro dos trabalhadores.

Na agricultura, São José também traz bons presságios. Muitos agricultores nordestinos, especialmente os que vivem na região do semiárido, mantém a crença herdada dos mais antigos de que quando chove no Dia de São José, é sinal de que o inverno será bom e a colheita, farta.

Por tradição, os agricultores familiares preparam a terra alguns dia antes para no dia 19 de março, jogar as sementes do milho.

A tradição diz que as sementes de milho devem ser plantadas na roça no dia 19 de março. Foto: Giovanni Luiz-7Segundos  

Caso chova nesse dia ou no período em que as sementes foram jogadas, o milho para as festas juninas estará garantido. Como o ciclo do milho é de 90 dias, se o clima contribuir, ou seja, se a chuva cair em março e nos meses subsequentes, as espigas irão crescer para serem colhidas justamente no período da fogueira de Santo Antonio, São João e São Pedro.

Neste terreno localizado no Povoado Lagoa do Capim, zona rural de Craíbas, município do Agreste alagoano, o agricultor José Justino, de 63 anos, traz consigo a crença no Dia de São José, tradição herdada dos pais.

Nos últimos dias, ele preparou os canteiros numa área de 3 tarefas e meia de terras, pouco mais de 1 hectare, para receber as sementes de milho neste dia 19 de março.

"Aprendi com meus pais a respeitar e a acreditar no Dia de São José. Mesmo que não chova a terra tá fofinha porque andou chovendo esses dias e isso já é um bom sinal", disse o agricultor que também se chama José.

Ele disse ainda que pretende também cultivar lavouras de feijão de corda e de arranca, macaxeira e palma forrageira.

Seu José Justino mantém a esperança de chuva na crença em São José. Foto: Giovanni Luiz-7Segundos

No povoado Capim, zona rural de Arapiraca, a tradição de plantar o milho no Dia 19 de março é levada a sério pelo agricultor Gildo Eufrázio, de 30 anos, e pelo pai dele, o Seu Jovelino Eufrázio, de 72 anos.

"Eu vou plantar o milho sim, foi meu pai que me ensinou", disse Gildo.

Seu Jovelino diz que a ideia é plantar um pouquinho de milho, somente um quilo de semente para garantir o milho da fogueira, diz.

"A gente planta agora e com as bençãos de São José, vamos ter o nosso milhozinho para o São João", disse.