Arthur Lira coordena reunião que sela acordo e destrava projeto do novo Ensino Médio
Nova proposta define retomada de 2.400 horas anuais voltadas para a formação básica
O deputado federal Arthur Lira (PP/AL), presidente da Câmara dos Deputados, coordenou uma reunião entre membros do governo e parlamentares federais que selou um importante acordo rumo à discussão e votação do Projeto de Lei (PL) do Ensino Médio. Após o encontro, ficou acordado que o PL lei deve ser votado no plenário da Câmara.
“Chegamos a um entendimento hoje sobre o PL do Novo Ensino Médio, após uma reunião com o ministro Camilo Santana, os deputados Mendonça Filho, ex-ministro da Educação, Moses Rodrigues e Rafael Brito, presidente da Frente Parlamentar da Educação. O acordo atende à demanda do MEC de 2.400 mil horas para os cursos de ensino médio regulares mantendo os principais eixos da Lei atual do Novo Ensino Médio, como a flexibilidade, a formação técnica e a BNCC. Para os cursos regulares ficou garantido a flexibilidade de 600h para as disciplinas da escolha do aluno para aprofundamento na área escolhida. Os estudantes que optarem pelo EPT terão preservada a carga horário de até 1.200h, para os cursos que exigem mais horas para a formação profissional”, disse Lira.
Com o acordo, o novo desenho do Ensino Médio terá 2.400 horas voltadas para a formação básica, segundo proposta do Ministério da Educação. O relatório apresentado inicialmente por Mendonça Filho diminuía as horas propostas pelo governo para 2.100. O ministro da Educação Camilo Santana argumentou que as 2.400 horas foram uma demanda das secretarias de educação. Por meio de suas redes sociais, Lira comemorou a celebração do acordo.
A formação básica é a parte comum do currículo dos estudantes de todo país e foi construída a partir da Base Nacional Comum Curricular. Ela havia sido reduzida no NEM, e agora o governo Lula batalha para retomar a carga de 2,4 mil horas de disciplinas básicas. A expectativa, segundo o líder do governo, é de que o PL do Ensino Médio seja votado antes do feriado de Páscoa.
Últimas notícias
Moraes nega mudança de horário de fisioterapia de Bolsonaro
Moraes autoriza cirurgia de Bolsonaro após laudo médico da PF
Acesso asfáltico ao Distrito de Coité das Pinhas é autorizado e garante mais mobilidade e desenvolvimento
Paulo Dantas destaca saúde na entrega do Hospital Regional em Palmeira dos Índios
Obras marcam 39 anos de Teotônio e reforçam parceria entre Peu Pereira e Arthur Lira
Suzane von Richthofen curte litoral de São Paulo e web reage
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
