Arthur Lira coordena reunião que sela acordo e destrava projeto do novo Ensino Médio
Nova proposta define retomada de 2.400 horas anuais voltadas para a formação básica

O deputado federal Arthur Lira (PP/AL), presidente da Câmara dos Deputados, coordenou uma reunião entre membros do governo e parlamentares federais que selou um importante acordo rumo à discussão e votação do Projeto de Lei (PL) do Ensino Médio. Após o encontro, ficou acordado que o PL lei deve ser votado no plenário da Câmara.
“Chegamos a um entendimento hoje sobre o PL do Novo Ensino Médio, após uma reunião com o ministro Camilo Santana, os deputados Mendonça Filho, ex-ministro da Educação, Moses Rodrigues e Rafael Brito, presidente da Frente Parlamentar da Educação. O acordo atende à demanda do MEC de 2.400 mil horas para os cursos de ensino médio regulares mantendo os principais eixos da Lei atual do Novo Ensino Médio, como a flexibilidade, a formação técnica e a BNCC. Para os cursos regulares ficou garantido a flexibilidade de 600h para as disciplinas da escolha do aluno para aprofundamento na área escolhida. Os estudantes que optarem pelo EPT terão preservada a carga horário de até 1.200h, para os cursos que exigem mais horas para a formação profissional”, disse Lira.
Com o acordo, o novo desenho do Ensino Médio terá 2.400 horas voltadas para a formação básica, segundo proposta do Ministério da Educação. O relatório apresentado inicialmente por Mendonça Filho diminuía as horas propostas pelo governo para 2.100. O ministro da Educação Camilo Santana argumentou que as 2.400 horas foram uma demanda das secretarias de educação. Por meio de suas redes sociais, Lira comemorou a celebração do acordo.
A formação básica é a parte comum do currículo dos estudantes de todo país e foi construída a partir da Base Nacional Comum Curricular. Ela havia sido reduzida no NEM, e agora o governo Lula batalha para retomar a carga de 2,4 mil horas de disciplinas básicas. A expectativa, segundo o líder do governo, é de que o PL do Ensino Médio seja votado antes do feriado de Páscoa.
Últimas notícias

Câmara aprova lei de Leonardo Dias que inclui celebrações católicas no calendário oficial de Maceió

Colisão entre carro e moto deixa homem ferido em Porto de Pedras

Em Murici, sede do Aprender Brasil registra progresso em algumas escolas, mas MPAL aponta novas Inconformidades

Deputado Fabio Costa critica governo de Alagoas por uso de tropa contra protesto de policiais civis

Chacina na zona rural de Estrela de Alagoas faz, pelo menos, cinco vítimas

Falta de energia afeta abastecimento de Tatuamunha em Porto de Pedras
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
