Programa Cegonha Penedense entrega mais 90 enxovais para gestantes
O Programa Cegonha Penedense beneficia mulheres no oitavo mês de gravidez, ampliando a cobertura de acompanhamento do pré-natal
A Prefeitura de Penedo realizou a entrega de mais 90 kits enxovais para as gestantes no Theatro Sete de Setembro. A ação realizada na tarde desta terça-feira, 27, faz parte do Programa Cegonha Penedense que já beneficiou 277 gestantes por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMS).
As futuras mamães receberam um kit enxoval completo, após a realização de todas as consultas do pré-natal em unidades de saúde, garantindo mais saúde para as mamães e bebês. Além da entrega, o evento tem o apoio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos e da Secretaria Municipal da Mulher oferecendo pintura nas barrigas, limpeza de pele, penteados e maquiagem.
“Fazemos a entrega de 30 a 40 dias com mulheres entre oito a nove meses gestação. Esse programa não veio só em forma de assistência, mas toda a gestante que faz parte dele tem que cumprir de forma rigorosa tudo que é preconizado pelo Ministério da Saúde. Assim ela garante mais saúde para ela e para o bebê”, informa a Secretária Municipal de Saúde, Waninna Mendonça.
O Programa Cegonha Penedense beneficia mulheres no oitavo mês de gravidez, ampliando a cobertura de acompanhamento do pré-natal. “Esse é um dos programas mais bonitos que temos. Ele distribui esses kits enxovais para auxiliar as mães com essas crianças que vão nascer, mas, principalmente, garante saúde através da realização do pré-natal. Incentivar o pré-natal é fundamental para reduzir a mortalidade infantil”, acrescenta o Prefeito Ronaldo Lopes.
A gestante que cumpre todos os critérios é inserida no programa e deve atender os seguintes pré-requisitos:
Estar no 3º trimestre de gestação
Ter iniciado o pré-natal até a 10ª semana de gestação
Ter feito pelo menos 7 consultas de pré-natal
Teste laboratorial de Sífilis, HIV e Hepatites B e C
Exames laboratoriais obrigatórios para o período de gestação
Consulta odontológica
USG gestacional obstétrica
Estar com esquema vacinal completo