Forte terremoto atinge Taiwan, e Japão emite alerta para tsunami
Uma hora depois do primeiro alerta, a emissora pública japonesa NHK diminuiu a gravidade e a estimativa do pico das ondas caiu de 3m para 1m
 
                            Um terremoto de magnitude 7,5 foi registrado próximo a Taiwan, nesta quarta-feira, 3, no horário local. O tremor, que ocorreu na Ilha Ishigaki, atingiu uma intensidade de 4 na escala japonesa que vai de 0 a 7. Por causa do fenômeno, autoridades japonesas emitiram um alerta para tsunami em duas regiões.
A emissora pública do Japão, NHK, pediu que moradores da região de Okinawa deixassem suas casas imediatamente e evacuassem a região. As ilhas Miyako e Yaeyama também são pontos de atenção.
Inicialmente, a estimativa era de que as ondas pudessem atingir 3 metros de altura, e as autoridades pediam que todos das regiões listadas evacuassem imediatamente. "Fuja para um local mais alto e seguro agora mesmo. A hora de chegada do tsunami é apenas uma estimativa. As ondas podem, na verdade, chegar mais cedo ou mais tarde. Continue a evacuar enquanto o alerta estiver em vigor", dizia o comunicado.
Cerca de uma hora depois do primeiro alerta, a NHK diminuiu o alerta para "preventivo de tsunami", com estimativas de ondas de 1 metro de altura. "Se você estiver nas áreas afetadas, mantenha-se afastado de costas e foz de rios que podem transbordar. Continue a evacuar até que todos os alertas preventivos sejam suspensos", diz o alerta da emissora atualizado às 10h58 em horário local (22h58, no horário de Brasília).
No site da emissora, há uma tabela com as áreas costeiras onde o tsunami já pode ter chegado. A estimativa é que o pico das ondas aconteça até por volta de meio dia no horário local - ou o início desta madrugada, pelo horário de Brasília.
Prédios desabaram com terremoto
Em Taiwan, imagens mostram prédios desabando pela força do terremoto. Há relatos de que havia pessoas dentro de alguns deles.
Segundo o jornal The Guardian, o Serviço Geológico dos Estados Unidos informou que o terremoto teve uma magnitude de 7,4, com epicentro 18 km ao sul da cidade de Hualien, em Taiwan, e a uma profundidade de 34,8 km. E a agência de monitoramento de terremotos de Taiwan divulgou a magnitude de 7,2.
Após o terremoto, a agência de sismologia das Filipinas também emitiu um alerta de tsnumai para áreas costeiras voltadas para o Oceano Pacífico. As pessoas nas zonas costeiras de várias províncias foram aconselhadas a evacuar imediatamente para zonas mais altas ou a deslocar-se para o interior.
Últimas notícias
 
            Loja Maré de Rica lança operação secreta com ofertas inéditas nesta sexta; veja como participar
 
            MPAL, MPF e DPU analisam sistema que trará transparência ao cadastro habitacional de Maceió
 
            MPAL integra operações que resgatam 755 animais e prendem grande traficante nacional
 
            Vereadora propõe criação de novos CAPS e reforça necessidade de expansão da rede de saúde mental em Maceió
 
            Caio Bebeto incentiva jovens a participarem do Programa Prepara Jovem
 
            TSE condena ex-secretário, ex-vereador e administrador de perfil por divulgação de pesquisa falsa em São Miguel dos Milagres
Vídeos e noticias mais lidas
 
		Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
 
		Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
![[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'](https://img.7segundos.com.br/1g5AYADh6QrLqZAU9kw_eQUL73A=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/4e3912fa-46af-4732-80fb-1b15525d39e8.jpg) 
		[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
 
		Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
 
		