Mundo

Forte terremoto atinge Taiwan, e Japão emite alerta para tsunami

Uma hora depois do primeiro alerta, a emissora pública japonesa NHK diminuiu a gravidade e a estimativa do pico das ondas caiu de 3m para 1m

Por 7Segundos com Terra 03/04/2024 07h07 - Atualizado em 03/04/2024 12h12
Forte terremoto atinge Taiwan, e Japão emite alerta para tsunami
Forte terremoto atinge Taiwan, e Japão emite alerta para tsunami - Foto: Reprodução

Um terremoto de magnitude 7,5 foi registrado próximo a Taiwan, nesta quarta-feira, 3, no horário local. O tremor, que ocorreu na Ilha Ishigaki, atingiu uma intensidade de 4 na escala japonesa que vai de 0 a 7. Por causa do fenômeno, autoridades japonesas emitiram um alerta para tsunami em duas regiões.

A emissora pública do Japão, NHK, pediu que moradores da região de Okinawa deixassem suas casas imediatamente e evacuassem a região. As ilhas Miyako e Yaeyama também são pontos de atenção.

Inicialmente, a estimativa era de que as ondas pudessem atingir 3 metros de altura, e as autoridades pediam que todos das regiões listadas evacuassem imediatamente. "Fuja para um local mais alto e seguro agora mesmo. A hora de chegada do tsunami é apenas uma estimativa. As ondas podem, na verdade, chegar mais cedo ou mais tarde. Continue a evacuar enquanto o alerta estiver em vigor", dizia o comunicado.

Cerca de uma hora depois do primeiro alerta, a NHK diminuiu o alerta para "preventivo de tsunami", com estimativas de ondas de 1 metro de altura. "Se você estiver nas áreas afetadas, mantenha-se afastado de costas e foz de rios que podem transbordar. Continue a evacuar até que todos os alertas preventivos sejam suspensos", diz o alerta da emissora atualizado às 10h58 em horário local (22h58, no horário de Brasília).

No site da emissora, há uma tabela com as áreas costeiras onde o tsunami já pode ter chegado. A estimativa é que o pico das ondas aconteça até por volta de meio dia no horário local - ou o início desta madrugada, pelo horário de Brasília.

Prédios desabaram com terremoto

Em Taiwan, imagens mostram prédios desabando pela força do terremoto. Há relatos de que havia pessoas dentro de alguns deles.

Segundo o jornal The Guardian, o Serviço Geológico dos Estados Unidos informou que o terremoto teve uma magnitude de 7,4, com epicentro 18 km ao sul da cidade de Hualien, em Taiwan, e a uma profundidade de 34,8 km. E a agência de monitoramento de terremotos de Taiwan divulgou a magnitude de 7,2.

Após o terremoto, a agência de sismologia das Filipinas também emitiu um alerta de tsnumai para áreas costeiras voltadas para o Oceano Pacífico. As pessoas nas zonas costeiras de várias províncias foram aconselhadas a evacuar imediatamente para zonas mais altas ou a deslocar-se para o interior.