Geral

Hemoal faz coletas externas de sangue em Arapiraca e Maceió nesta terça-feira

Ações simultâneas têm o objetivo de facilitar o acesso da população ao gesto voluntário

Por 7segundos/Assessoria 08/04/2024 17h05
Hemoal faz coletas externas de sangue em Arapiraca e Maceió nesta terça-feira
Segundo o Ministério da Saúde, para doar sangue é necessário que o voluntário tenha boa saúde - Foto: Ascom Arapiraca

Com o objetivo de facilitar o acesso da população à doação voluntária de sangue, o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) promoverá duas ações externas nesta terça-feira (9). Em Arapiraca, a coleta externa será realizada da Praça Marques da Silva, no bairro Centro, das 08h às 12h e das 13h às 16h. Já em Maceió, a iniciativa itinerante vai ocorrer das 8h às 16h, no Centro Universitário de Maceió, antiga Unit, situada no bairro Cruz das Almas.

Os candidatos à doação de sangue, no entanto, devem seguir os critérios técnicos estabelecidos pelo Ministério da Saúde (MS). Além de bom estado de saúde, o doador de sangue deve ter peso igual ou superior a 50 quilos, idade entre 16 e 69 anos e apresentar documento de identificação oficial e original com foto no momento em que comparecer ao posto de coleta.

Ainda conforme o MS, no ato da doação de sangue, é obrigatório estar alimentado, evitando alimentos gordurosos. Os voluntários também não podem ter ingerido bebida alcoólica antes de comparecer ao posto de doação de sangue, bem como, ficam proibidos de praticar o gesto voluntário se não tiverem dormido pelo menos seis horas na noite anterior.

No caso das pessoas diagnosticadas com doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos, o impedimento para doar sangue é permanente. Quanto às mulheres, a doação é proibida apenas se estiverem grávidas ou amamentando. Com relação às pessoas que fizeram tatuagem, maquiagem definitiva, micropigmentação ou colocaram piercing, a doação é vetada pelo período de um ano.