Vice-presidente da Braskem afirma em depoimento que mineradora é ciente de atuação criminosa
O depoimento do vice-presidente da mineradora, Marcelo Arantes, marcou um dia “emblemático” na luta dos moradores das áreas afetadas
O senador Rodrigo Cunha (Podemos), membro da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Braskem, disse nesta quarta-feira (10) que o depoimento do vice-presidente da mineradora, Marcelo Arantes, marcou um dia “emblemático” na luta dos moradores das áreas afetadas pela atividade de mineração da empresa.
Nesta quarta na CPI, pela primeira vez publicamente, a mineradora por meio de afirmação de seu executivo admitiu que "é responsável" pelo desastre ambiental e social gerado em Maceió após o afundamento do solo de cinco bairros.
“É um dia emblemático porque a Braskem nunca admitiu sua culpa e usou de todos os artifícios para se isentar de suas responsabilidades. É mais um passo que a CPI dá para garantir reparação justa às milhares de famílias vítimas e a Maceió. Além disso, a fala pública de Marcelo Arantes atesta que a Braskem é ciente de sua atuação criminosa contra o meio ambiente, e totalmente irresponsável e dolosa contra a população da capital alagoana. Seguiremos lutando por justiça”, disse o senador.
Responsável pela área de Pessoas, Comunicação, Marketing e Relações com a Imprensa da petroquímica, Marcelo Arantes Arantes trabalha na empresa há 14 anos e que começou a atuar no processo relacionado a Maceió a partir de maio de 2019, quando a companhia interrompeu as atividades de extração na capital alagoana. Os primeiros tremores no solo próximo às minas de exploração foram registrados em março de 2018.
Rodrigo Cunha aguarda aprovação de requerimento de sua autoria, convidando o delegado da Polícia Federal Marcelo Pessoa de Aquino França Filho, responsável pela operação “Lágrimas de Sal”. A operação, deflagrada em dezembro de 2023, buscou apreender documentos da empresa e teve como alvo o diretor industrial da Braskem: Álvaro Cesar Oliveira de Almeida; os gerentes de produção: Marco Aurélio Cabral Campelo, Paulo Márcio Tibana e Galileu Moraes além dos responsáveis técnicos: Paulo Roberto Cabral de Melo e Alex Cardoso da Silva.
Últimas notícias
Aumento das bolsas da Fapeal entra em vigor e beneficia mestrandos e doutorandos
STF valida lei de Alagoas que regula passagem de policiais militares para inatividade
Inscrições para o concurso da Guarda Civil Municipal encerram nesta quinta (7)
Carlos Bolsonaro desembarca em Maceió para corrida Acorda Brasil
Governo de Alagoas anuncia pagamento de R$ 231 milhões em precatórios do Fundef
Justiça manda prender acusado de incendiar apartamento da ex após 1,4 mil quebras de medida protetiva
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem morre após complicações de dengue hemorrágica em Arapiraca
Estudantes se formam na Uninassau Arapiraca e descobrem que curso não é reconhecido
Com avanço das obras, novo binário de Arapiraca já recebe sinalização e mobiliários urbanos
