Vice-presidente da Braskem afirma em depoimento que mineradora é ciente de atuação criminosa
O depoimento do vice-presidente da mineradora, Marcelo Arantes, marcou um dia “emblemático” na luta dos moradores das áreas afetadas
O senador Rodrigo Cunha (Podemos), membro da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Braskem, disse nesta quarta-feira (10) que o depoimento do vice-presidente da mineradora, Marcelo Arantes, marcou um dia “emblemático” na luta dos moradores das áreas afetadas pela atividade de mineração da empresa.
Nesta quarta na CPI, pela primeira vez publicamente, a mineradora por meio de afirmação de seu executivo admitiu que "é responsável" pelo desastre ambiental e social gerado em Maceió após o afundamento do solo de cinco bairros.
“É um dia emblemático porque a Braskem nunca admitiu sua culpa e usou de todos os artifícios para se isentar de suas responsabilidades. É mais um passo que a CPI dá para garantir reparação justa às milhares de famílias vítimas e a Maceió. Além disso, a fala pública de Marcelo Arantes atesta que a Braskem é ciente de sua atuação criminosa contra o meio ambiente, e totalmente irresponsável e dolosa contra a população da capital alagoana. Seguiremos lutando por justiça”, disse o senador.
Responsável pela área de Pessoas, Comunicação, Marketing e Relações com a Imprensa da petroquímica, Marcelo Arantes Arantes trabalha na empresa há 14 anos e que começou a atuar no processo relacionado a Maceió a partir de maio de 2019, quando a companhia interrompeu as atividades de extração na capital alagoana. Os primeiros tremores no solo próximo às minas de exploração foram registrados em março de 2018.
Rodrigo Cunha aguarda aprovação de requerimento de sua autoria, convidando o delegado da Polícia Federal Marcelo Pessoa de Aquino França Filho, responsável pela operação “Lágrimas de Sal”. A operação, deflagrada em dezembro de 2023, buscou apreender documentos da empresa e teve como alvo o diretor industrial da Braskem: Álvaro Cesar Oliveira de Almeida; os gerentes de produção: Marco Aurélio Cabral Campelo, Paulo Márcio Tibana e Galileu Moraes além dos responsáveis técnicos: Paulo Roberto Cabral de Melo e Alex Cardoso da Silva.
Últimas notícias
Prefeitura divulga programação completa para o Girau Folia 2026
Governo pode acelerar debate sobre fim da escala 6x1 enquanto PEC avança na Câmara
Secretaria de Agricultura de Maragogi realiza abertura do Ano Rural com agricultores e lideranças da zona rural
Jovem trans de 18 anos é identificada como autora de ataque a tiros em escola no Canadá
PF pede a Fachin suspeição de Toffoli no inquérito do Banco Master
Educação prorroga prazo de chamada pública para agricultura familiar até 23 de fevereiro
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
