Hemoal realiza cadastro para doação de medula óssea em Penedo na segunda-feira (15)
Ação será realizada das 8h às 17h no Expresso Saúde do município, situado na Praça Barão de Penedo

O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) realiza, nesta segunda-feira (15), das 8h às 17h, cadastro de candidatos para a doação de medula óssea no Expresso Saúde do município de Penedo, situado na Praça Barão de Penedo. A ação, que visa aumentar o número de alagoanos cadastrados no Registro Nacional dos Doadores de Medula Óssea (Redome), que atualmente conta com 63 mil voluntários, ocorre em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
Para se candidatar a doador de medula óssea é necessário estar com boas condições de saúde, ter entre 18 e 35 anos, além de portar documentos como CPF ou RG, e um comprovante de residência. No momento do cadastro, o voluntário preenche um formulário e faz a doação de 5 ml de sangue, cuja amostra será submetida a um exame laboratorial para obter o código genético.
Por meio do código genético, será feito um cruzamento com os dados do Cadastro de Receptores de Medula Óssea (Rereme), com o objetivo de constatar se o voluntário é compatível ou não com algum dos pacientes que necessitam de uma doação. Na maioria dos casos, as pessoas que necessitam de transplante de medula óssea, são pacientes acometidos por leucemia, doença conhecida como câncer do sangue.
No caso do voluntário que se cadastrar e for compatível geneticamente com um receptor, ou seja, um paciente que precisa do transplante de medula óssea, exames complementares serão realizados. No caso de constatada a compatibilidade, o potencial doador será convocado para realizar o procedimento, onde todos os custos serão financiados pelo Ministério da Saúde (MS), uma vez que o transplante de medula óssea não é realizado em Alagoas.
Segundo a assistente social do Hemoal Arapiraca, Áurea Nunes, a ação itinerante tem o objetivo de facilitar o acesso da população de Penedo ao cadastro no banco de doadores de medula óssea. “A ação itinerante é fundamental, porque a cada 100 mil candidatos à doação, apenas um será compatível com um receptor e, deste modo, temos que aumentar o número de alagoanos cadastros, para que cresçam as chances de compatibilidade para quem precisa do transplante”, frisou.
Últimas notícias

Ministro do Turismo elogia a cidade de Maragogi em evento internacional

Durante discurso, Cabo Bebeto cobra melhores condições de trabalho para os policiais militares

Grupo Coringa informa que velório de Dona Helena terá início neste sábado (15) às 15h00 no Previda

Criança de um ano morre afogada em piscina em Marechal Deodoro

Prefeito Luciano Barbosa posta nota de pesar pela morte de Dona Helena, matriarca do Grupo Coringa

Unidade Trapiche do Hemoal Maceió funciona em horário reduzido neste sábado (15)
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
