Alagoas

Governador lança Alagoas Transplanta para ampliar transplantes de coração e rins

Hospital do Coração Alagoano terá estrutura especial para atendimento médico completo no pré e pós operatório

Por 7Segundos com Assessoria 16/04/2024 07h07
Governador lança Alagoas Transplanta para ampliar transplantes de coração e rins
Governador lança Alagoas Transplanta para ampliar transplantes de coração e rins - Foto: Assessoria

"Entre a esperança e a realização, o programa 'Alagoas Transplanta' oferece uma nova chance de vida, transformando diariamente o futuro de pacientes à espera de transplantes de coração e rins”, afirmou o governador Paulo Dantas nesta segunda-feira (15), no Hospital do Coração Alagoano, em Maceió.

O "Alagoas Transplanta" promete um atendimento médico completo, envolvendo cuidados ambulatoriais, hospitalares e cirúrgicos, além do fornecimento contínuo de medicamentos, incluindo imunossupressores, cobrindo todas as fases do transplante, do pré ao pós-operatório. Todos os procedimentos são direcionados para a população assistida pelo SUS, e serão realizados no Hospital do Coração Alagoano, que agora está habilitado pelo Ministério da Saúde.

“O programa 'Alagoas Transplanta' é uma conquista significativa para a saúde em nosso estado. Ao realizarmos transplantes em nossas próprias unidades de saúde, não só otimizamos recursos como também garantimos um acesso mais ágil e eficiente a procedimentos que salvam vidas. Este é um passo fundamental em nossa missão de fortalecer o SUS e proporcionar à população serviços de saúde de alta qualidade e com mais humanidade”, enfatizou.

Segundo o secretário estadual de Saúde, Gustavo Pontes, o programa será financiado com recursos do Ministério da Saúde, e complementado por aportes do governo estadual. “Esse é mais um lançamento de programa que reflete nosso compromisso em salvar mais vidas e melhorar a qualidade de vida dos alagoanos. Facilitando o acesso a transplantes renais e cardíacos em nossas unidades públicas, estamos não apenas avançando na medicina, mas reafirmando nossa responsabilidade em cuidar bem de cada cidadão”, destacou Pontes.

PIONEIROPara Otoni Veríssimo, diretor geral do HCA, a unidade é a primeira da rede pública estadual a atender aos critérios para captação e cirurgia, com assistência multiprofissional do pré ao pós-transplante. "Este dia marca uma importante conquista para a saúde do nosso estado. O Serviço de Transplante do Hospital do Coração Alagoano é pioneiro e contou com um verdadeiro time que abraçou a causa. Somos agradecidos a todos eles e, também, ao apoio da Central de Transplantes”, observou.

O representante dos pacientes transplantados Denisson Monteiro agradeceu ao governador por essa iniciativa, pois ele afirmou que comemora aniversário duas vezes ao ano. “Nasci duas vezes ao receber o novo órgão. Parabéns governador por esse iniciativa que vai salvar muitas e muitas vidas em Alagoas”, disse emocionado. O Brasil é o segundo país em número de transplantes no mundo, atrás apenas dos EUA.



Também participaram da solenidade o deputado federal Rafael Brito, os deputados estaduais Dr. Wanderley, Remi Calheiros, Lelo Maia, Silvio Camelo e Dudu Ronalsa, o vereador por Maceió Joãozinho, além de diretores dos hospitais da rede estadual.