Hemoal promovem coletas externas de sangue em Arapiraca e União dos Palmares nesta terça-feira (16)
Ações simultâneas visam facilitar o acesso dos alagoanos voluntários à prática da doação de sangue, cujo gesto pode salvar até quatro vidas
Duas equipes itinerantes do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) realizam, nesta terça-feira (16), coletas externas de sangue no interior do Estado. Em Arapiraca, a ação vai ocorrer das 8h às 12h e das 13h às 17h, na Praça Marques da Silva, no bairro Centro. Simultaneamente, no horário das 8h às 16h, também haverá captação de doadores de sangue em União dos Palmares, no Hospital Regional da Mata (HRM).
Por meio das ações externas, o Hemoal facilita o acesso dos voluntários à doação voluntária de sangue. Prática que contribui para manter estabilizado o estoque de sangue do hemocentro que abastece de hemocomponentes as maternidades, hospitais públicos e filantrópicos da capital e do interior do Estado.
Os voluntários que desejam se candidatar à doação voluntária de sangue devem seguir os critérios técnicos estabelecidos pelo Ministério da Saúde (MS). Além de bom estado de saúde, o doador de sangue deve ter peso igual ou superior a 50 quilos e idade entre 16 e 69 anos.
É exigido também portar um documento de identificação com foto, além de estar alimentado, evitando alimentos gordurosos. O MS também determina que os voluntários também não podem ter ingerido bebidas alcoólicas antes de comparecer ao posto de doação de sangue.
“No caso das pessoas acometidas por doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos, a impossibilidade de doar sangue é permanente. Quanto às mulheres, a doação é proibida apenas se estiverem grávidas ou amamentando e, no caso das pessoas que fizeram tatuagem, maquiagem definitiva, micropigmentação ou colocaram piercing, a doação é vetada pelo período de um ano", esclareceu a assistente social do Hemoal, Renata Ferreira.
Últimas notícias
Dentista suspeita de usar silicone industrial em Arapiraca é solta após audiência de custódia
PF cumpre em Palmeira dos Índios mandado por apologia ao nazismo e ameaça extremista
Comissão do Selo Unicef em Palmeira realiza XIV Semana do Bebê
Núcleos de Tabagismo em Palmeira auxiliam na luta contra o vício e devolvem qualidade de vida para os usuários
Padres podem ser afastados após denúncia de irregularidades, diz Diocese de Maceió
Campanha de Multivacinação em Penedo encerra com balanço positivo e mais de 1,2 mil doses aplicadas
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
