Ministério Público de AL recomenda realização de concurso público pela Câmara de Craíbas
O presidente da Câmara do município terá o prazo de seis meses para adotar as medidas necessárias

Após constatar que quase 100% dos cargos na Câmara Municipal de Craíbas são ocupados por servidores comissionados ou contratados, o Ministério Público de Alagoas decidiu emitir uma recomendação solicitando que o órgão tome as medidas necessárias para a realização de concurso público, atendendo dessa forma às determinações da Constituição Federal.
De acordo com a promotora de Justiça Viviane Karla Farias, o presidente da Câmara terá o prazo de seis meses para adotar as medidas necessárias, devendo, inclusive, realizar um estudo sobre o impacto que o concurso público e a nomeação dos futuros servidores trará para o orçamento do Município.
O presidente da Câmara, vereador José Marcos Pereira Nunes, deverá encaminhar à 6ª Promotoria de Justiça de Arapiraca, em até 15 dias, resposta por escrito sobre as providências que pretende tomar em relação à recomendação, apresentando documentação comprobatória.
Caso a solicitação do MPAL pela realização do concurso não seja acatada, a instituição poderá acionar a Câmara na justiça.
Legislação
De acordo com a Constituição Federal, a regra geral é que o provimento de cargos, empregos e funções públicas seja feito por meio de concurso público, admitidas poucas exceções, a exemplo da contratação temporária, que deve ser utilizada apenas em ocasiões excepcionais.
“Não é lícita a contratação de servidores públicos por tempo determinado pela Administração Pública para atender necessidade de excepcional interesse público que não seja temporária. Assim, é ilegal o atendimento de necessidade permanente através de sucessivas contratações temporárias”, explicou a promotora de Justiça.
Vale destacar ainda que os cargos em comissão são destinados exclusivamente às atribuições de direção, chefia e assessoramento, devendo ser preenchidos por servidores de carreira nos casos, condições e percentuais mínimos previstos em lei.
Últimas notícias

Chuvas provocam alagamentos em Matriz de Camaragibe
![[Vídeo] R$ 20 mil em espécie: acusado de feminicídio em Teotônio Vilela planejava fuga](https://img.7segundos.com.br/s7Vx--DUY0aRXywzBaTpLD12Fwg=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/suspeito-9.png)
[Vídeo] R$ 20 mil em espécie: acusado de feminicídio em Teotônio Vilela planejava fuga

Secretaria de Saúde de Palmeira dos Índios esclarece fechamento de UBS nesta segunda (4)

Prefeito Luciano Barbosa entrega escola de tempo integral em Mangabeiras

TJAL discute com movimentos sociais regularização de terras das usinas Laginha e Guaxuma

Alagoas participa de mobilização nacional para identificação de pessoas desaparecidas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
