Em Penedo: Prefeitura anuncia distribuição gratuita de mudas para agricultores
A ação será durante entrega de sementes do Programa Planta Alagoas do Governo do estado
O início do período de chuvas é o tempo certo para o plantio, trabalho feito na zona rural por trabalhadores que, em Penedo, receberam cerca de cinco toneladas e meia de sementes de milho e feijão nesta segunda-feira (22).
A entrega realizada na sede da Secretaria Municipal de Abastecimento e Desenvolvimento Agrícola (SEMADA) atende 433 famílias beneficiadas pelo Programa Planta Alagoas, uma iniciativa do governo estadual feita por meio da SEAGRI e em parceria com os municípios.
Durante a ação, o Secretário Manoel Messias Júnior anunciou que o governo Ronaldo Lopes vai dar um novo impulso à agricultura familiar, distribuindo mudas de hortaliças sem custo para o produtor que também recebe assistência técnica, com distribuição mediante interesse do pequeno produtor em receber o incentivo.

“As mudas serão dadas de graça pra vocês, pra quem quiser trabalhar. Nós vamos fazer um cadastro e entregas na casa ou na comunidade de cada um, junto com as sementes das pessoas que não vieram receber aqui na secretaria”, explicou Messias Júnior, confiante no resultado da iniciativa incluída no âmbito do Programa Quintais Produtivos.
Outro diferencial da administração que investe na zona rural, assegurando renda para famílias do campo, é a disponibilidade de trator para o preparo do solo da roça do agricultor de baixa renda, apoio fundamental para o sucesso das lavouras, a exemplo do milho.
De acordo com o técnico em agropecuária Michel Douglas, a variedade da semente de milho entregue pelo Planta Alagoas é de boa qualidade. Testes de germinação feitos na SEMADA mostram que o milho brota entre 5 e 7 dias, com aproveitamento de nove entre dez sementes plantadas.

Além disso, o histórico da variedade desenvolvida pela Embrapa Nordeste tem alta produtividade, sendo possível fazer a colheita do milho verde no período de 60 a 65 dias, após a germinação da semente, e em aproximadamente 80 dias para tirar o milho seco.
Em outra frente de trabalho, a SEMADA capacita agricultores por meio do convênio com o Senar e o Sindicato Rural. Diversos cursos de fabricação de bolos, pães e doces já foram realizados, assim como de qualificação com tratores e implementos agrícolas, sendo o mais recente com assentados do Novo Horizonte.
“A gente está fortalecendo as vocações que Penedo já tem, promovendo cursos gratuitos que entregam certificado, principalmente de atividades que o homem e a mulher do campo já desenvolvem ou precisam de orientação especializada para melhorar a produção”, disse o técnico Marivaldo Leandro, citando áreas como fruticultura básica, cultivo de hortaliças, processamento de polpa de fruta e outras.
Ex-gestor da SEMADA, o vereador Messias da Filó participou da agenda de trabalho, reafirmando o compromisso do Prefeito Ronaldo Lopes e informando sobre uma novidade do governo federal para a agricultura familiar, o Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais.

O incentivo será direcionado para mulheres chefes de família inseridas em atividades rurais e inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) que receberão R$ 4.600,00 em duas parcelas, recurso destinado para melhoria nas condições produtivas da atividade da agricultora que também terá o acompanhamento da Emater Alagoas, instituição parceira das atividades da SEMADA.
Últimas notícias
Homem é preso por agredir mulher e filho de 1 ano na Cidade Universitária
[Vídeo] João Gomes chora ao receber presentes das filhas de Kara Véia antes de show em Maceió
Deputada Gabi Gonçalves entrega Placa de Patrimônio Cultural e Imaterial de Alagoas à tapioca da Dona Rosa, em Rio Largo
Morre a atriz Titina Medeiros, a Socorro de 'Cheias de Charme', aos 48 anos
Colisão entre carro e moto deixa jovem de 22 anos ferido em Arapiraca
Irmão do goleiro Dida morre após passar mal enquanto praticava esporte em Girau do Ponciano
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
