Fabio Costa é nomeado coordenador estadual da Frente Parlamentar Contra Invasões de Terra no Brasil
Deputado federal afirma que frente vai proteger agricultores e garantir respeito às leis
O Deputado Federal Delegado Fabio Costa foi nomeado coordenador estadual da Frente Parlamentar Mista Invasão Zero, uma iniciativa que busca combater a invasão de propriedades em todo o Brasil. Esta frente parlamentar surge como uma resposta direta às crescentes preocupações com invasões de terras, que têm se intensificado sem precedentes em várias regiões do país.
"Assumir a coordenação desta frente em Alagoas é um passo essencial para garantir a legalidade e a segurança das propriedades rurais. É fundamental que trabalhemos para proteger nossos agricultores e garantir que as leis sejam respeitadas, mantendo a ordem e o progresso agrícola", destacou o Deputado.
A Frente Parlamentar Mista Invasão Zero foi criada após os trabalhos da CPI do MST, que investigou invasões de terra e suas consequências. Com o término da comissão, notou-se um aumento nas invasões e ameaças de ocupação, levando à necessidade de medidas mais assertivas e urgentes.
A primeira ação da frente será solicitar um regime de urgência para a tramitação de projetos de lei atualmente em discussão na Câmara dos Deputados. Estes projetos têm como foco reforçar a legislação contra as ocupações ilegais, propondo, entre outras coisas, que invasores de propriedades rurais sejam impedidos de receber benefícios sociais do governo e excluídos de listas de programas de reforma agrária.
Adicionalmente, as propostas incluem o aumento das penas para esbulho possessório — a ocupação de um bem por meios violentos —, que é um projeto do próprio Deputado Fabio Costa, a autorização para que a polícia atue na retomada de terras invadidas sem a necessidade de uma ordem judicial prévia, buscando agilizar as respostas às invasões, e o PL 3763/23, que visa criar delegacias especializadas em conflitos agrários, fortalecendo a estrutura de segurança e resposta em áreas rurais.
Recentes mobilizações, como as ocorridas pelo MST nos municípios de Bagé e Hulha Negra, no Rio Grande do Sul, evidenciam a urgência da situação e a necessidade de legislação robusta para lidar com essas questões.
A iniciativa da Frente Parlamentar Mista Invasão Zero reflete um movimento maior de resposta legislativa às demandas por maior segurança no campo, destacando a importância de uma abordagem coordenada e firme contra as invasões de terra no Brasil.
Últimas notícias
Sine Alagoas anuncia 3.594 vagas de emprego na semana do Natal
Motociclista embriagado fica ferido após colidir com bicicleta em Arapiraca
Incêndio em vegetação é contido pelo Corpo de Bombeiros em Limoeiro de Anadia
Dino barra trecho de projeto de lei que libera emendas do orçamento secreto
Passaporte diplomático de Eduardo Bolsonaro é anulado após perda de mandato
Confira a programação dos desfiles do Natal de Todos Nós
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
