Cultura

Quadrilha Canarraiá recebe título de patrimônio cultural e imaterial de Arapiraca

Projeto de lei de autoria do vereador Wellington Magalhães foi aprovado pela Câmara de Vereadores

Por 7Segundos 24/04/2024 11h11
Quadrilha Canarraiá recebe título de patrimônio cultural e imaterial de Arapiraca
Quadrilha Canarraiá de Arapiraca no São João de Campina Grande em 2023 - Foto: Reprodução

A mais antiga quadrilha junina de Arapiraca, a Canarraiá, vai se tornar patrimônio cultural e imaterial de Arapiraca. O projeto de lei de autoria do vereador Wellington Magalhães foi aprovado pela Câmara de Vereadores na terça-feira (23) e segue para sanção do prefeito Luciano Barbosa.

"A Canarraiá é a quadrilha mais tradicional e mais antiga de Arapiraca. Em 1985 surgiu como quadrilha matuta e, em 2000 foi estilizada. No ano do centenário, ela recebe o título de patrimônio imaterial e cultural. Quem ganha com esse reconhecimento é a cultura de Arapiraca", declara o vereador.

(continua após a imagem)


A quadrilha é também uma das mais premiadas de Arapiraca e, por vários anos consecutivos representa Arapiraca nos maiores concursos e apresentações, como em Caruaru (PE) e em Campina Grande (PB).

Inovadora, a quadrilha junina criou em 2016 a Canarraiá Kids, que até hoje é uma das poucas quadrilhas juninas infantis estilizadas, que se destaca não só pela beleza, mas também pela inclusão de crianças carentes e com transtorno do espectro autista, formando a futura geração de dançarinos da quadrilha principal.

Para a temporada junina de 2024, Canarraiá vai trazer o tema "Candeia a luz que me guia é a luz que me alumeia" e vem se preparando desde novembro, com ensaios e a confecção do figurino.