Arapiraca tem trabalho aprovado no maior congresso sobre estresse na América Latina
Obra foi produzida por fonoaudióloga e psicóloga do Cerest e tem como foco a saúde mental e vocal de professores da rede municipal

Investir em profissionais qualificados é um dos pontos mais importantes de se investir em saúde e este é um grande diferencial da gestão do prefeito Luciano Barbosa. Nesta quinta-feira (18), Arapiraca recebeu uma nova conquista que comprova: o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) teve seu trabalho aprovado para apresentação no 24° Congresso de Stress da International Stress Management Association (ISMA).
O trabalho, produzido pela fonoaudióloga Luana Amorim e a psicóloga Marcella Santos, trata-se de um projeto de pesquisa e intervenção com foco na saúde mental e vocal dos professores da rede municipal de ensino. O projeto foi aprovado pela comissão científica e concorre na categoria Serviço Público Empresarial.
Segundo dados da ISMA, o estresse profissional é um problema de saúde pública no Brasil, afetando cerca de 72% dos trabalhadores brasileiros e frequentemente causando adoecimento. Além disso, cerca de 32% estão sofrendo de síndrome de burnout, distúrbio emocional que tem como sintomas principais exaustão extrema, estresse e esgotamento físico causadas pelo trabalho desgastante.
A aprovação internacional do trabalho não poderia ter vindo em momento mais oportuno, visto que o Cerest, em alusão ao Dia Mundial da Voz, comemorado em 16 de abril, atualmente realiza uma campanha de promoção à saúde vocal junto aos discentes da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal). Segundo a fonoaudióloga, a classe de professores sofre com uma demanda vocal excessiva, que pode levar ao desenvolvimento de disfonia vocal relacionada ao trabalho (DVRT), causando afastamentos e absenteísmo no trabalho.
Todas as conquistas são méritos do excelente trabalho de conscientização e intervenção, tanto de saúde vocal quanto mental, executado pela equipe do Cerest durante todo o ano.
Últimas notícias

Água Branca: Homem é expulso por chegar tarde em casa e polícia é acionada
Homem é detido em operação policial no município de Delmiro Gouveia

Idoso arapiraquense internado em Maceió devido um câncer de pulmão, necessita de doação de sangue urgente

Moradores do bairro Bom Parto fazem protesto em decorrência da falta de água na região

Casal trabalha para restabelecer abastecimento de água para Pão de Açúcar

Dnit vai desligar radar que multou motoristas no acesso ao campus da Ufal
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
