Maio Amarelo: Hospital de Emergência do Agreste participa de reunião com a Rede Integrada pela Paz no Trânsito
A expectativa é que o número de vítimas de acidentes tenha uma redução no estado
O encontro de integrantes da Rede Integrada pela Paz no Trânsito, realizada na sede do Ministério Público Estadual (MPE), em Arapiraca, alinhou as ações que cada instituição vai realizar durante o Maio Amarelo, mês destacado para a conscientização da população mundial a respeito do elevado índice de mortes e feridos no trânsito.
Participaram da reunião representantes do MPE, Hospital de Emergência do Agreste (HEA), Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL), Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv), 3° Batalhão de Polícia Militar de Alagoas (PM/AL), Dismoto Honda, Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Arapiraca (SMTT) e a Unidade Arapiraca Sest Senat.
As entidades programaram ações durante todo o mês de maio, com atividades educativas, fiscalização e palestras. No caso do HEA, as ações serão realizadas pela equipe do programa Preparando a Volta para Casa, com palestras envolvendo especialistas em trânsito, falando sobre prevenção e segurança para familiares de vítimas de acidentes. Também serão promovidas atividades envolvendo o Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) e a Brinquedoteca Alegre e Brinque, ambos do HEA.

A Rede Integrada Pela Paz no Trânsito foi criada em dezembro de 2023 com o objetivo de trabalhar a conscientização sobre segurança no trânsito em Arapiraca.
“A missão da Rede Integrada Pela Paz no Trânsito é contribuir para que a gente diminua o sofrimento, essa dor, essas mortes no trânsito. A intenção é que tenhamos um trânsito de paz, de cooperação, de respeito. Vamos trabalhar, estamos motivados a trabalhar integrados, cada um fazendo o seu papel, ajudando uns aos outros. A gente convoca a população para que, quando for para o trânsito, vá com mais tranquilidade, mais paz, mais paciência, para que todos cheguem ao destino”, afirmou o promotor de Justiça, Rogério Paranhos, titular da 4ª Vara de Promotoria de Justiça de Arapiraca e idealizador da Rede Integrada.
Na programação do Maio Amarelo, o Detran Alagoas vai realizar um seminário nacional.
“Traremos especialistas do país para debater o tema, mas também vamos realçar as boas práticas que estão acontecendo no Estado. A Rede Integrada pela Paz no Trânsito tem sido um case bem interessante que a gente quer mostrar e que pode ser aplicado em outros municípios do estado, sempre com a intenção de salvar vidas no trânsito. A proposta do trabalho intersetorial está alinhado com o projeto de descentralização do trabalho educativo desenvolvido pela superintendência de educação do Detran e que também será apresentado no seminário nacional”, explicou Edira Soares, chefe de educação para o trânsito do Detran Alagoas e coordenadora da Rede Integrada.

Com as ações das entidades voltadas para a educação e fiscalização, a expectativa é que o número de vítimas de acidentes tenha uma redução, impactando diretamente no trabalho dos profissionais do Hospital de Emergência do Agreste.
“A gente vê que tudo está relacionado: Ministério Público, educação para o trânsito, fiscalização e o acolhimento aos acidentados. Todos temos o mesmo objetivo que é resguardar as vidas. Este trabalho de conscientização sobre a prevenção de acidentes para promover a paz no trânsito é de grande-valia para diminuir a quantidade de vítimas”, avaliou o médico Vanderly Oliveira, diretor-médico do HEA.
Últimas notícias
“Marechal é o coração da República”, afirma Rafael Brito em solenidade da Proclamação da República
Justiça do Pará revoga pedido de prisão de Thiago ML, vereador de Arapiraca
Alckmin confirma que mudanças no tarifaço de Trump prejudicaram café brasileiro: “Manteve 40%”
Polícia Militar apreende 21 armas de fogo e 24 Kg de drogas em Alagoas
Enem 2025: o que é permitido e o que é proibido no dia da 2ª prova?
Motocicleta é furtada em frente à ginásio no Conjunto Cleto Marques Luz, em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
