Hemoal promove coletas itinerantes de sangue na capital e no interior nesta terça-feira
Ações irão ocorrer simultaneamente em Maceió e Arapiraca, a partir das 8 horas

Com o intuito de facilitar o acesso da população à doação voluntária de sangue, o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) realizará duas coletas itinerantes nesta terça-feira (30). No interior, a ação vai ocorrer na Praça Marques da Silva, no Centro de Arapiraca, das 8h às 12h e das 13h às 17h30; Já na capital alagoana, a iniciativa externa será promovido Escola Grau Técnico, na Praça do Centenário, das 8h às 16h.
De acordo com o Ministério da Saúde (MS), existem critérios a serem seguidos para se candidatar à doação de sangue. O principal deles é estar bem de saúde, além de ter idade entre 16 e 69 anos e peso igual ou superior a 50 quilos. No ato da doação é obrigatório portar um documento de identificação com foto, além de estar alimentado, evitando alimentos gordurosos, e não ter ingerido bebidas alcoólicas.
“É importante ressaltar que os voluntários que tenham contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos, não podem realizar a doação de sangue”, esclarece a assistente social do Hemoal, Natasha Souza. Ele acrescentou que os voluntários que fizeram tatuagem, maquiagem definitiva, micropigmentação ou colocaram piercing só podem doar um ano após o procedimento.
O MS exige, também, que o candidato não esteja gripado, com Influenza ou Covid-19, sendo necessário aguardar 10 dias, após cessarem os sintomas. Para repetir o procedimento, as mulheres devem aguardar no mínimo 90 dias, enquanto os homens só podem voltar a realizar o gesto voluntário após 60 dias.
Últimas notícias

PC divulga imagem para identificar possível suspeito de duplo homicídio em União

Remoção de ônibus que caiu de ribanceira na Serra da Barriga ultrapassa 24 horas

Pesquisa mostra aprovação de 85,5% do prefeito de São Miguel dos Milagres

Após execução em Pilar, deputado Delegado Leonam cobra reforço na segurança pública

Equipamentos instalados em semáforos estão multando? Veja o que diz o DMTT

Governo avança com as obras de implantação do novo Sistema de Abastecimento de Água em Maragogi
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
