[Vídeo] Ações educativas da FPI ajudam a promover consciência ambiental, afirma consultor do IMA/AL
Trabalho educativo é realizado paralelamente às ações ostensivas nas área de abrangência da FPI
Em meio às ações fiscalizatórias visando garantir proteção ao meio ambiente, as equipes da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco também realizam, simultaneamente, nas localidades de sua área de atuação, uma série de ações educativas nas comunidades localizadas no raio de abrangência das operações ostensivas.
A FPI é uma força-tarefa coordenada pelo Ministério Público Estadual (MPAL), Ministério Público Federal (MPF) e Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), que atua em parceria com mais 28 órgãos públicos, instituições e entidades.
Em entrevista ao 7Segundos, o pedagogo e consultor ambiental do IMA/AL (Instituto do Meio Ambiente), Meraldo Rocha, explicou a importância dessas ações direcionadas para escolas, associações comunitárias, empresários e gestores dos municípios onde a FPI atua.
"Na medida em que a FPI vai sendo realizada, e já estamos na décima terceira edição, a gente percebe uma mudança de comportamento por parte da população, que passa a nos enxergar não mais como uma ameaça e sim, como aliados, e essa mudança de visão é fruto desse trabalho educativo realizado", explicou Meraldo.
Nesta 13ª edição, que teve início no dia 29 de abril, a FPI está sendo sediada em Arapiraca, mas suas ações se estendem a outros municípios do Agreste, Baixo São Francisco e Sertão. O encerramento desta etapa se dará no próximo sábado (11).
Assista a entrevista completa com o consultor ambiental do IMA/AL e conheça mais detalhes sobre as ações educativas da FPI.