Prefeitura e Ministério da Saúde levam atendimento odontológico para escolas de Arapiraca
Projeto Mais Saúde Bucal contemplou crianças de escolas no Canaã e no bairro Planalto

A saúde bucal é um fator que interfere diretamente no rendimento escolar de uma criança, especialmente se não existe orientação. Para diminuir o impacto de problemas como esse, a Prefeitura de Arapiraca, por meio das Secretarias de Saúde e Educação, e o Ministério da Saúde promoveram, nesta quarta-feira (8), o projeto Mais Saúde Bucal em duas escolas do município.
Inicialmente, foram contempladas crianças da Escola Fernando Collor de Melo, no Canaã, e do Centro de Educação Infantil Berenice Miranda Neto, localizada no bairro Planalto. Como primeira etapa do projeto, os alunos receberam kits de higiene bucal e receberam orientações sobre escovação, mas a partir da necessidade da criança, será feito o encaminhamento para concluir o tratamento na unidade de referência.
A ação faz parte do Programa Saúde na Escola (PSE) e é uma parceria intersetorial entre a Coordenação de Saúde Bucal, representada pelas coordenadoras Fernanda Mafra, Danyella Leandro e Hellyclécia Albuquerque, as equipes das UBS do Canaã e Planalto, Secretaria de Educação e o Ministério da Saúde, grande idealizador do evento. O projeto acontece em todo território nacional e tem como objetivo enfrentar vulnerabilidades que podem comprometer o desenvolvimento integral dos estudantes da rede pública e educação básica, além de apoiar o processo formativo dos profissionais da Saúde e Educação.
Segundo Fernanda, esta articulação entre escola e Atenção Primária é um dos pontos centrais do PSE. “Dar essa atenção ao ambiente escolar, no que diz respeito à saúde bucal, é fundamental para desenvolver hábitos saudáveis logo na infância, já que esse aprendizado desde cedo vai ajudar a minimizar riscos a curto e longo a prazo”, explica.
Em Arapiraca, o programa acontece em 35 escolas e centros de educação infantil, somando um total de 10.384 alunos beneficiados. O projeto “Mais Saúde Bucal”, que aconteceu na manhã desta quarta, é uma ação especial de Dia D para comemorar os 20 anos do Brasil Sorridente, Política Nacional de Saúde Bucal.

Últimas notícias

Núcleo de Orquestra Jovem de Maragogi faz apresentação homenageando mães

Suspeito de matar jovem com facada no pescoço se entrega à Polícia Civil em Delmiro Gouveia

Empresas de entrega estão extraviando cartões de crédito e descartando nas ruas de Arapiraca, diz denúncia

Influenciador alagoano Rico Melquíades se cala após pergunta sobre confissão de crimes

Padrasto é preso por morte de criança de dois anos; laudo aponta que menino sofreu agressão

JHC e Renan Filho são vistos no Palácio do Planalto e reforça ida do prefeito para o PSB
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
