Prefeitura e Ministério da Saúde levam atendimento odontológico para escolas de Arapiraca
Projeto Mais Saúde Bucal contemplou crianças de escolas no Canaã e no bairro Planalto
A saúde bucal é um fator que interfere diretamente no rendimento escolar de uma criança, especialmente se não existe orientação. Para diminuir o impacto de problemas como esse, a Prefeitura de Arapiraca, por meio das Secretarias de Saúde e Educação, e o Ministério da Saúde promoveram, nesta quarta-feira (8), o projeto Mais Saúde Bucal em duas escolas do município.
Inicialmente, foram contempladas crianças da Escola Fernando Collor de Melo, no Canaã, e do Centro de Educação Infantil Berenice Miranda Neto, localizada no bairro Planalto. Como primeira etapa do projeto, os alunos receberam kits de higiene bucal e receberam orientações sobre escovação, mas a partir da necessidade da criança, será feito o encaminhamento para concluir o tratamento na unidade de referência.
A ação faz parte do Programa Saúde na Escola (PSE) e é uma parceria intersetorial entre a Coordenação de Saúde Bucal, representada pelas coordenadoras Fernanda Mafra, Danyella Leandro e Hellyclécia Albuquerque, as equipes das UBS do Canaã e Planalto, Secretaria de Educação e o Ministério da Saúde, grande idealizador do evento. O projeto acontece em todo território nacional e tem como objetivo enfrentar vulnerabilidades que podem comprometer o desenvolvimento integral dos estudantes da rede pública e educação básica, além de apoiar o processo formativo dos profissionais da Saúde e Educação.
Segundo Fernanda, esta articulação entre escola e Atenção Primária é um dos pontos centrais do PSE. “Dar essa atenção ao ambiente escolar, no que diz respeito à saúde bucal, é fundamental para desenvolver hábitos saudáveis logo na infância, já que esse aprendizado desde cedo vai ajudar a minimizar riscos a curto e longo a prazo”, explica.
Em Arapiraca, o programa acontece em 35 escolas e centros de educação infantil, somando um total de 10.384 alunos beneficiados. O projeto “Mais Saúde Bucal”, que aconteceu na manhã desta quarta, é uma ação especial de Dia D para comemorar os 20 anos do Brasil Sorridente, Política Nacional de Saúde Bucal.

Últimas notícias
Aos 53 anos, sertanejo tira 1ª habilitação e agradece a Renan Filho
Câmera flagra furto de moto na orla da Pajuçara, em Maceió
Dosimetria: Moraes nega pedido de Debora do Batom para reduzir pena
Hantavírus: militares saltam de paraquedas em ilha para deixar remédio
Inmet emite alerta de acumulado de chuvas para cidades de Alagoas
Deputado bolsonarista manda ofício à CBF pedindo convocação de Neymar para Copa
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem morre após complicações de dengue hemorrágica em Arapiraca
Jovem é expulso após ser flagrado se masturbando dentro de academia de Arapiraca
Estudantes se formam na Uninassau Arapiraca e descobrem que curso não é reconhecido
