Polícia resgata 28 aves silvestres durante abordagem à ônibus em São Sebastião
Animais estavam sendo transportados ilegalmente
Em uma operação conjunta realizada na tarde desta quinta-feira (16), a guarnição motorizada do Canil do 3º Batalhão de Polícia Militar (3º BPM) e a equipe do Núcleo de Operações Especiais (NOE) da Polícia Rodoviária Federal (PRF) abordaram um ônibus no km 205 da BR-101, no município de São Sebastião, no Agreste de Alagoas, resultando na apreensão de 28 aves silvestres que estavam sendo transportadas ilegalmente.
A abordagem ao ônibus ocorreu por volta do meio-dia durante uma inspeção de segurança de rotina. Durante a revista no compartimento de passageiros, os agentes encontraram seis gaiolas contendo 28 aves de diferentes espécies silvestres escondidas no fundo do veículo.
Um homem se identificou como responsável pelo transporte dos pássaros, declarando que os havia recebido de uma pessoa desconhecida em Vista Alegre do Alto, em São Paulo, e que os entregaria a outra pessoa em Santana do Mundaú, na Zona da Mata alagoana.
O homem afirmou que não havia recebido pagamento pelo transporte das aves e que, durante as paradas do ônibus, fornecia água e comida aos animais. No momento da abordagem, todas as aves estavam bem alimentadas e hidratadas, não sendo encontrado nenhum pássaro morto.
Diante da constatação do crime contra a fauna, o homem foi informado sobre a ilicitude de sua conduta e sobre a confecção do Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO). Ele se comprometeu a comparecer ao Juizado Especial Criminal quando citado.
As aves foram encaminhadas pela equipe do NOE da PRF ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), em Maceió, onde receberão os cuidados necessários antes de serem reintroduzidas em seu habitat natural.
Últimas notícias
Sesau garante aos pais de crianças atípicas a continuação do Serviço de Equoterapia
São Sebastião realiza 1º Fórum do Selo Unicef e reforça políticas para a juventude
Por unanimidade, STF mantém decisão sobre perda do mandato de Zambelli
Formação original do Barão Vermelho se reúne para a turnê em 2026
Hapvida é condenado a pagar indenização após negar cirurgia à paciente com risco de morte
Celular Seguro passa a bloquear também aparelhos sem o app instalado
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
