Sesau capacita odontólogos da VII Região de Saúde sobre atendimento a cardiopatas na Atenção Primária
Ciclo de oficinas em saúde bucal é voltado para profissionais que atuam no Programa Saúde da Família (PSF) dos 102 municípios alagoanos
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) promoveu mais uma capacitação para odontólogos sobre o atendimento a cardiopatas na Atenção Primária. Desta vez, a ação foi voltada para os técnicos da VII Região de Saúde e aconteceu nesta sexta-feira (17), no auditório do Hospital do Coração Alagoano Professor Adib Jatene, em Maceió.
O ciclo de oficinas em saúde bucal é voltado para profissionais que atuam no Programa Saúde da Família (PSF) dos 102 municípios alagoanos. A ação está sendo dividida por regiões de saúde e tem como tema “Risco de endocardite infecciosa no atendimento odontológico e manejo do paciente anticoagulado”.
Os municípios que compõem a VII Região de Saúde são Coité do Nóia, Taquarana, Limoeiro de Anadia, Arapiraca, Craíbas, Major Isidoro e Jaramataia. Ainda integram este grupo as cidades de Batalha, Girau do Ponciano, Lagoa da Canoa, Feira Grande, São Sebastião, Campo Grande, Olho D’Água Grande, Traipu, Belo Monte e Jacaré dos Homens.
Essa é a terceira capacitação de uma série de seis, conforme destacou a supervisora do Programa Estadual de Saúde Bucal, odontóloga Maria de Lourdes Mota. De acordo com ela, a capacitação irá assegurar que os pacientes cardiopatas recebam assistência odontológica qualificada quando necessitarem de atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e nos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) municipais.
“A capacitação dos odontólogos municipais é fundamental, pois irá assegurar que o atendimento aos pacientes com problemas cardíacos seja aperfeiçoado e, deste modo, atenda às especificidades de cada um dos usuários, garantindo a segurança cínica que necessitam", destacou a odontóloga.
O cirurgião dentista Charles Emanuel, que atua no município de Olho d'Água Grande, participou da capacitação e ressaltou a importância da iniciativa. "Considero a capacitação muito importante para os dentistas se manterem atualizados quanto à assistência que deve ser prestada aos pacientes cardiopatas, uma vez que atuamos na Atenção Básica, por meio das Unidades Básicas de Saúde, que são a porta de entrada para o SUS [Sistema Único de Saúde], frisou.
Últimas notícias
Bebê com doença rara conhece o mar pela primeira vez em Fortaleza
Homem é preso em Joaquim Gomes durante cumprimento de mandado na zona rural
Mendonça libera para plenário do STF caso de mensagens entre Moraes e Vorcaro
Renan Filho reúne mais de 7 mil pessoas em caminhada no Benedito Bentes
Internet recupera e viraliza elogio de Sikêra Júnior a Francisco Sales
Fabio Costa e Leonardo Dias inauguram comitê em Maceió com adesivaço
Vídeos e noticias mais lidas
Cliente denuncia demora na entrega de carro após pagar quase R$ 110 mil
Jovem de 24 anos é baleado na mão e suspeitos fogem em São Sebastião
Ajustes no texto adiam votação da MP que acaba com a chamada taxa das blusinhas
ASA vence Goiatuba nos pênaltis e garante acesso á Série C
