[Vídeo] Associação incentiva prática do skate com aulas gratuitas em Arapiraca
Projeto teve início em agosto de 2023 e segue formando novos adeptos do skate em Arapiraca; as aulas são aos domingos
Atitude, sensação de liberdade, estilo de vida, desafio, enfim, são várias as denominações que envolvem a prática do skate.
O que um dia não passava de uma simples brincadeira criada por jovens norte-americanos no início do século XX, inspirada nos patinetes, virou mania no mundo inteiro e recentemente, tornou-se esporte olímpico, tendo o Brasil, alguns dos melhores skatistas do mundo, a exemplo de Raíssa Leal (mais jovem medalhista olímpica brasileira), Pamela Rosa, Gabriela Mazetto e Kelvin Hoefler.
Esse domínio brasileiro no skate mundial se reflete na busca pelo aprendizado deste esporte entre crianças e jovens, e Arapiraca não foge disso. A cidade possui vários adeptos do skate, e para incentivar ainda mais o surgimento de novos praticantes a Associação dos Skatistas de Arapiraca (ASKA) está promovendo um projeto que visa ensinar o be-a-bá do skate para quem quiser e estiver disposto a aprender a andar e se equilibrar na prancha com quatro rodas.
São aulas gratuitas de skate para adultos, jovens e crianças a partir dos 5 anos de idade dadas todos os domingos pela manhã, das 10h00 às 11h00 na Tenda Cultural Mestre Afrísio Acácio, na Praça Luiz Pereira Lima, Centro da cidade.
Um dos momentos da aula de skate promovida pela ASKA. Foto: Giovanni Luiz-7Segundos
O projeto teve início em agosto de 2023 e a skatista Rikelle Tavares, 25 anos, membro da ASKA e estudante de Educação Física, é quem ensina as primeiras manobras aos alunos.
Para se inscrever, basta entrar no perfil @aska.arapiraca no Instagram, manter contato com a Rikelle ou algum outro membro da associação e passar os dados.
Pais ou responsáveis devem acompanhar as aulas das crianças. Quem tiver skate ou equipamento, pode levar o seu, mas a ASKA dispõe também de skates e equipamentos de proteção para emprestar aos alunos durante as aulas.
Instrutora Rikelle ensinando manobra durante a aula. Foto: Giovanni Luiz-7Segundos
"A ideia é essa, movimentar a cena do skate em Arapiraca e quem sabe, a gente encontra algum talento revelado, mas o objetivo principal é mesmo proporcionar momentos legais com o grupo porque o skate traz muita coisa boa, é divertido e proporciona bons momentos, promove amizades e, além de tudo, é um esporte", destaca Rikelle.
Assista a reportagem no vídeo abaixo e saiba mais detalhes sobre o projeto: