Detran educa mais de 10 mil estudantes sobre segurança no trânsito em ação do Maio Amarelo
Nesta terça-feira (28), a iniciativa chegou aos municípios de Arapiraca e São José da Laje, reunindo mais de 400 crianças e adolescentes
A campanha do Maio Amarelo deste ano no estado alcançou 10 mil estudantes com as ações de educação para o trânsito promovidas pelo Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran). As equipes percorreram todas as regiões do estado, visitando 50 escolas em 35 municípios e ensinando sobre os comportamentos responsáveis que devem ser adotados para reduzir sinistros e mortes no trânsito.
Durante todo o mês foram aplicadas diferentes estratégias - desde a ludicidade de jogos interativos a projeções de vídeo - para diversificar o aprendizado e formar condutores mais conscientes. Nesta terça-feira (28), as cidades de Arapiraca e São José da Laje foram contempladas com as ações educativas.
Na capital do Agreste alagoano foi realizado o Dia D do Maio Amarelo nas Escolas, com quatro instituições de ensino levando os estudantes para o auditório do Planetário, onde foram realizadas apresentações teatrais, musicais, maquetes e mostras de projetos de robótica com a temática do trânsito. O dia foi organizado para prestigiar o trabalho de alunos e educadores que trabalham assuntos referentes ao trânsito na sala de aula de forma transversal e multidisciplinar no decorrer do ano, por meio do projeto Detran na Escola.
O Dia D teve como objetivo promover o engajamento de educadores e instituições de trânsito para a construção de um ambiente de compartilhamento e convívio social mais seguro nas vias e rodovias. A iniciativa é resultado de uma parceria do Detran com a Secretaria Municipal de Educação e a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) de Arapiraca.
Um dos projetos apresentados foi o “Francisco”, um robô em formato de triciclo. Junto com ele, os alunos desenvolveram também um semáforo. O trabalho foi elaborado durante as aulas de matemática da Escola Municipal Maria de Nazaré. Integrante do projeto, Wesley Santos, de 12 anos, cursa o 7º ano do Ensino Fundamental e disse que o objetivo do trabalho foi usar a robótica como uma ferramenta para conscientização no trânsito.
“O ‘Francisco’ foi pensado para mostrar os perigos do trânsito e a importância de andar de acordo com as regras, para não acontecerem sinistros. No desenvolvimento do projeto, aprendi mais sobre as leis de trânsito e o quanto os equipamentos de segurança fazem diferença, principalmente se estiver em uma motocicleta”, explicou.
Para Sonály Bastos, superintendente de Educação para o Trânsito e Formação de Condutores do Detran, a campanha Maio Amarelo mostra que é possível construir, para todos, um futuro mais seguro no trânsito.
“Unimos esforços com as instituições de ensino, as SMTTs, o BPTran [Batalhão de Policiamento de Trânsito], BPRv [Batalhão de Polícia Rodoviária] e outras instituições parceiras para levar conscientização para milhares de estudantes no estado. Usamos diferentes estratégias para chegar ao nosso objetivo. Trabalhamos de forma diversificada, levando em consideração a faixa etária dos alunos, para fixar o conhecimento e fazer com que eles sejam multiplicadores de boas práticas no trânsito”, reforçou.
Em São José da Laje, o ginásio do Centro Educacional Maria de Lourdes Rocha ficou lotado com alunos de dez escolas da cidade, que realizaram duas apresentações teatrais produzidas por eles mesmos. Eles assistiram à esquete teatral “Rapidez e velocidade é aqui! A família mais veloz da região” e compreenderam melhor as normas de trânsito. Com uma linguagem acessível, a peça conseguiu entreter, divertir e ensinar. Quem também fez sucesso durante o mês de maio foram os mascotes Detranzito e Detranzita, que marcaram presença nas duas ações desta terça-feira.
As ações educativas do Maio Amarelo para estudantes terminam nesta quarta-feira (29), em duas escolas de São Miguel dos Campos. No entanto, as visitas às escolas em Alagoas continuam no decorrer do ano por meio de diversos projetos do Detran, a exemplo do Detran na Escola, parceria inédita lançada este ano com o Conexão DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) que já chegou a mais de 330 instituições de ensino, em 63 municípios.

Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
PF apreende 152 frascos de tizerpartida proibida pela Anvisa e prende suspeito por contrabando
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
