Historiadores lançam livro inédito para marcar o Centenário de Arapiraca
Gilberto Barbosa Filho e José Sandro da Silva destacam a trajetória do emancipador Esperidião Rodrigues
O livro “Esperidião Rodrigues- O Baluarte da Emancipação”, de autoria dos historiadores Gilberto Barbosa Filho e José Sandro da Silva, foi lançado nesta quinta-feira (30), em Arapiraca, no momento em que o município completa o primeiro Centenário.
A data marca a chegada do telegrama do governador Fernandes Lima informando a Esperidião Rodrigues, líder da campanha da emancipação política de Arapiraca, a sanção da Lei n.1.009, de autoria do deputado estadual Odilon Auto, aprovada na Assembleia Legislativa Estadual no dia 30 de maio de 1924 e sancionada pelo governador no mesmo dia.
O livro é um presente para Arapiraca, que completará 100 de anos de emancipação política em 30 de outubro.
“Esperidião Rodrigues, o Baluarte da Emancipação ” traz em suas páginas documentos imagéticos, cópias de documentais da época em que Arapiraca ainda era vila de Limoeiro de Anadia.
Um rico acervo comprobatório da história da própria cidade e de seu emancipador, além das minúcias do antes e do depois de Arapiraca emancipada.
O livro foi entregue nesta quinta-feira (30), ao prefeito Luciano Barbosa, no Centro Administrativo Municipal, durante reunião do grupo de voluntários do Centenário no WhatsApp e que também contou com a presença da neta do emancipador, a professora Maria Celeste Rodrigues, além de secretários e secretárias municipais.

Últimas notícias
Enem 2026 terá atendimento especializado para TOC, ansiedade e TDAH
Anvisa suspende lote de medicamentos para hipertensão e câncer de mama
Após acidente que o deixou paraplégico, alagoano passa por tratamento inédito com polilaminina
Vacinação contra Influenza é ampliada para todos os públicos em Arapiraca
Caminhão carregado de madeira tomba na Cachoeira do Meirim, em Maceió
Colisão entre carro e motocicleta deixa duas mulheres feridas em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
Jovem é expulso após ser flagrado se masturbando dentro de academia de Arapiraca
Prefeitura anuncia inauguração da avenida Senador Benedito de Lira com Raí Saia Rodada
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Mototaxista é assassinado a tiros em São Luís do Quitunde
