Cultura

Jornalista pernambucano lança em Arapiraca livro sobre as 8 seleções campeãs mundiais

Lançamento ocorreu na tarde desta sexta (31) na Loja do ASA, no Partage Arapiraca Shopping

Por Giovanni Luiz/7Segundos 01/06/2024 08h08
Jornalista pernambucano lança em Arapiraca livro sobre as 8 seleções campeãs mundiais
Jornalista e escritor José Maria Ferreira - Foto: Giovanni Luiz-7Segundos

O jornalista e escritor pernambucano, José Maria Ferreira, lançou no final da tarde desta sexta-feira (31) o livro A Saga dos Campeões, que conta a história das oito seleções campeãs mundiais de futebol desde a primeira Copa do Mundo, realizada em 1930 no Uruguai, até a mais recente, disputada em 2022 no Catar. O lançamento foi na Loja do ASA, no Partage Arapiraca Shopping.

O livro contém detalhes e curiosidades sobre as campanhas de Uruguai, Itália, Alemanha, Brasil, Inglaterra, Argentina, França e Espanha, inclusive em jogos das eliminatórias, tudo escrito e detalhado em 580 páginas, uma enciclopédia.

José Maria Ferreira é jornalista e cronista esportivo em Pernambuco, conhecido em todo o Nordeste brasileiro. Apaixonado por futebol, desde garoto começou a se interessar pelo esporte através de uma Copa onde o Brasil não foi bem e sequer chegou à final, mas teve uma outra seleção que se destacou.

"Na Copa de 1950 eu era muito garoto e só via o povo chorando na rua e não sabia o motivo (se referindo à derrota do Brasil para o Uruguai no Maracanã). Já em 1954, eu já um pouco mais atento ao que se passava no esporte e principalmente no futebol, vi a Alemanha, com jogadores truculentos, eliminar uma seleção que era um espetáculo no mundo: a Hungria. Isso marcou pra mim e desde então, passei a acompanhar e admirar o futebol", disse o escritor.

Perguntado sobre a seleção brasileira de futebol que mais o impressionou ao longo das Copas do Mundo, ele não pestanejou em responder que foram as que disputaram as Copas de 1958 e 1970.

"Não temos nenhuma outra seleção em termos de Brasil que se compare a essas duas, mas destaco também aqui as seleções da Alemanha de 2014, 1974 e 1954, a Argentina de 1986 e ultimamente a seleção da França, a que mais empolga atualmente", comentou o jornalista.

Sobre a admirável seleção de 1982, José Maria Ferreira resume o escrete canarinho com uma frase: "Gaiola bonita não dá comida a canário", se referindo ao excelente futebol jogado pela seleção comandada pelo técnico Telê Santana, mas que não ganhou nenhum título.

"O time jogava bem, era uma maravilha, tinha dois ou três que não eram do mesmo nível dos demais, mas não ganhava nada que disputava", disse.

Lançamento ocorreu na Loja do ASA, no Partage Arapiraca Shopping, onde o livro permanecerá à venda. Foto: Giovanni Luiz-7Segundos

Vários esportistas compareceram ao lançamento, como o ex-jogador do ASA, Jota Guerreiro, a atleta de corridas Carminha e o lutador de Jiu-Jitsu, Alexandre Negão, além de profissionais da crônica esportiva de Arapiraca e de Alagoas, dentre os quais o radialista e comentarista esportivo Antonio Torres, que está acompanhando o escritor José Maria Ferreira nos eventos de lançamento.

Torres contou que este foi o primeiro lançamento do livro feito em Alagoas, tendo Arapiraca como a cidade escolhida para o evento.

"Eu conheço o José Maria de muitos anos, desde quando trabalhei na crônica esportiva de Pernambuco e quis o destino que quando ele preparou esse livro, que eu considero espetacular, ele me deu o privilégio de editar esse livro aqui em Alagoas e quando eu fui pegar o livro, assim que ele ficou pronto, fiquei impressionado com essa obra maravilhosa, muito bem feita, com cuidado e muita pesquisa que narra, de certa forma, a trajetória e evolução do futebol".

Antonio Torres afirmou ainda que o livro vai permanecer na Loja do ASA para quem quiser adquirir a publicação, ficando o clube com uma participação na vendagem dos exemplares.

"Isso foi possível graças à parceria firmada com esse clube que é referência em futebol não só no Nordeste, mas no Brasil como um todo", disse Antonio Torres.

O lançamento do livro A Saga dos Campeões conta com o apoio do ASA (Agremiação Sportiva Arapiraquense), Alô Comedoria e Prefeitura Municipal de Arapiraca, que esteve representada no evento pelo Secretário de Esportes de Arapiraca e também cronista esportivo, Josenildo Souza.

"É importante esse lançamento porque livro é conhecimento e ele está bem embasado, tem um conteúdo muito rico e serve como fonte de pesquisa, pois se trata de um grande escritor pernambucano, vindo pra cá e sendo apresentado aqui pelo grande ícone da comunicação, Antonio Torres, e isso tudo representa o acolhimento do arapiraquense que se faz necessário num momento como esse", disse Josenildo Souza.