HEA realiza ações de conscientização sobre o combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes
As atividades fizeram parte da programação do Maio Laranja do Hospital de Emergência do Agreste (HEA)
A programação do Maio Laranja, em referência ao combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes no Brasil, foi encerrada com diversas ações da equipe multiprofissional da Área Lilás e da Brinquedoteca Alegre e Brinque do Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca.
Ao longo do mês, as profissionais realizaram atividades com adultos e crianças fazendo o alerta em relação ao assunto, diversificando entre distribuição de panfletos e brincadeiras para explicar de forma lúdica, como se proteger.
“Nós que atuamos na Área Lilás sabemos que todos os dias é preciso estar em alerta. Nosso objetivo é que consigamos despertar todas as camadas sociais para o entendimento de que crianças e adolescentes são sujeitos de direito e de proteção, e que não há meio-termo para a Lei, quando nos deparamos com qualquer tipo de situação que viole esta condição”, explicou a psicóloga Yanna Albuquerque, coordenadora da Área Lilás do HEA.

Palestras e brincadeiras ajudaram a explicar os perigos diários sofridos por crianças e adolescentes. Foto: Pedro Torres/assessoria
O setor é responsável por acolher estas vítimas de violência e os familiares na instituição hospitalar.
“A Lei da escuta protegida nos fortalece e nos dá parâmetros para que todos os atores que circundam essa causa possam se encontrar e construir elos de proteção. Por isso, estamos integrados com outras instituições, trocando informações e providências. Faremos o que for necessário para tornar a rede cada vez mais consistente e efetiva. Que possamos juntos estar sensíveis a esse mal que sorrateiramente tenta destruir o futuro de tantas infâncias. Está sob o nosso olhar “todas as Aracelis”, explicou Yanna Albuquerque, citando a menina Araceli, de 8 anos, que foi drogada, estuprada e morta por jovens de classe média alta, no dia 18 de maio de 1973, em Vitória (ES).

A psicóloga Yanna Albuquerque, coordenadora da Área Lilás do HEA, considera que a sociedade precisa estar sobre o tema. Foto: Pedro Torres/assessoria
Por esta razão, o dia 18 de maio foi instituído, em 2000, como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
“Intensificamos as ações no mês de maio, mas elas se multiplicam na recepção e enfermarias do Hospital de Emergência durante o ano inteiro, com servidores, acompanhantes, crianças e pacientes adultos internados. Fazemos sala de espera, brincadeiras com as crianças, com a participação do talentoso pessoal da Brinquedoteca do Hospital, na busca por conscientização, alertando para proteger nossa sociedade. Para nós, todo dia é tratado como 18 de maio”, salientou Yanna Albuquerque.
Últimas notícias
Governo do Estado inaugura sala do Saúde Até Você Digital em Feira Grande
Nova maternidade estadual em Arapiraca terá investimento de R$ 60 milhões, destaca Ricardo Nezinho
Deputado Cabo Bebeto comemora filiação de Alfredo Gaspar ao PL em Alagoas
Assaltante invade loja no Centro de Arapiraca, ameaça funcionária e foge
Escolas deverão fornecer alimentação adequada a alunos com autismo, reforça Cibele Moura
Projeto que reconhece própolis vermelha como patrimônio é aprovado em 1º turno
Vídeos e noticias mais lidas
Mistério em Arapiraca: saiba quem era o empresário morto a tiros em condomínio
Carlinhos Maia é condenado a pagar R$ 200 mil por piada sobre má-formação óssea
Cunhado de vereador é encontrado morto a tiros dentro de condomínio em Arapiraca
Subcomandante de unidade da PM de AL é denunciado por agredir a esposa, também policial militar
