Agreste

SMTT de Arapiraca comemora sucesso nas atividades educativas durante Maio Amarelo

Durante a ação, as crianças puderam brincar com o simulador do BPRV, aprendendo desde cedo as regras de trânsito para garantir segurança

Por 7segundos/Assessoria 05/06/2024 16h04
SMTT de  Arapiraca comemora sucesso nas atividades educativas durante Maio Amarelo
Durante a ação, as crianças puderam brincar com o simulador do BPRV, aprendendo desde cedo as regras de trânsito para garantir segurança - Foto: Ascom Arapiraca

Com blitz educativa, serviços de saúde, brincadeiras e participação de alunos, a SMTT Arapiraca encerrou as atividades do Maio Amarelo, mês em alusão à conscientização no trânsito, com uma ação na Praça Marques da Silva na última quarta-feira (28). A ação contou com a presença dos órgãos parceiros da Rede Integrada em Defesa da Vida, Ministério Público Estadual, Detran, BPRV, Sest Senat, Secretaria Municipal de Saúde e alunos da Escola Estadual Aurino Maciel.

Durante a ação, as crianças puderam brincar com o simulador do BPRV, aprendendo desde cedo as regras de trânsito para garantir segurança. A integração com crianças e adolescentes tem sido uma abordagem eficaz na SMTT, por meio do Departamento de Educação no Trânsito (DET). “Enfatizamos o que fazemos o ano inteiro, que é a segurança no trânsito com diversas palestras nas empresas, escolas municipais e privadas. Levando sempre a informação do trânsito seguro com as crianças, com isso a gente pode formar bons condutores e as crianças serem o apoio dos pais na responsabilidade no trânsito. Convocamos nesse dia os condutores de Arapiraca a essa tomada de consciência, que no trânsito precisamos ter sempre ações efetivas e respeitar as regras de trânsito”, destacou a superintendente Katiane Duarte.

Os pedestres que passavam pela praça puderam aferir pressão e fazer testes de glicemia, além de receber informações sobre arboviroses e tabagismo. O Detran, por meio da Superintendência de Educação para o Trânsito, esteve presente com quiz e brindes, destacando a importância do cuidado com as leis de trânsito, durante todo o ano. “Esse maio amarelo é um grande mês de mobilização para a redução de sinistros que precisa da compreensão da sociedade”, ressaltou Edira Soares.

Para o promotor de Justiça, Rogério Paranhos, a integração entre os órgãos permite que ações mais efetivas sejam realizadas para diminuir os sinistros de trânsito na cidade. “Todos os órgãos e entidades envolvidas com o trânsito, estamos juntos, numa rede pela paz no trânsito, cada um fazendo a sua parte mas ajudando o outro. Todos juntos para avançar na educação e fiscalização para diminuir o índice de sinistros e mortes no trânsito aqui em Arapiraca”.

Ao longo do mês, a SMTT Arapiraca por meio do DET e do Núcleo de Desenvolvimento Multidisciplinar (NDM) visitou mais de dez escolas do município, que integram o projeto Educa, com a presença do mascote Zé Máforo. Nas mais de 20 empresas, a direção defensiva foi o tema das palestras realizadas pela SMTT, que contou com o envolvimento dos colaboradores e empresas.

Projeto Educa

As escolas municipais que integram o Projeto Educa participaram do encerramento do Maio Amarelo com o Dia D Educa nesta terça-feira (28). As escolas Maria de Nazaré, Divaldo Suruagy e Pontes de Miranda, e Ifal apresentaram criações artísticas desenvolvidas ao longo do mês, destacando o respeito às leis de trânsito e os cuidados necessários para evitar sinistros. Representando a Secretaria Municipal de Educação, Cláudia Laranjeira parabenizou os estudantes pelo envolvimento nos projetos referentes à educação no trânsito. “Dentro das escolas a gente vê cada dia o trabalho se multiplicando, cada dia mais aprendendo, fazendo mais bonito. Conseguimos disseminar a conscientização no trânsito e agora nossas crianças e adolescentes dão continuidade a esse trabalho nas suas casas”.