Uneal participa do Ato de Fundação da Primeira Escola Família Agrícola de Alagoas
As Escolas Famílias Agrícolas são essenciais para atender às necessidades específicas das populações rurais, utilizando a Pedagogia da Alternância
A Universidade Estadual de Alagoas participou do ato de fundação da primeira Escola Família Agrícola de Alagoas (EFA), realizado no Centro de Formação Irmã Dorothy, no sítio América, em Igaci. O evento simboliza um marco na luta histórica por avanços e conquistas das populações do campo em Alagoas e foi organizado pelo Movimento dos Trabalhadores do Campo (MTC).
A EFA, que já possui reconhecimento do Ministério da Educação, vai funcionar a partir de um modelo técnico de formação que adota os princípios da Educação Popular e do Campo. A escola é voltada para os filhos e familiares de agricultores, quilombolas, integrantes de assentamentos rurais e outras populações com afinidade pela vida no campo.
As Escolas Famílias Agrícolas são essenciais para atender às necessidades específicas das populações rurais, utilizando a Pedagogia da Alternância. Esse modelo educacional chegou ao Brasil em 1969 e, atualmente, existem cerca de 150 EFAs espalhadas pelo país, desempenhando um papel fundamental na educação rural.
Representando a Uneal, estiveram presentes o reitor Odilon Máximo de Morais, o vice-reitor Anderson Barros, a pró-reitora de Extensão Sanadia Gama, e Esmeralda Porto, coordenadora do curso de Licenciatura em Educação do Campo pelo PARFOR e professora do curso de Ciências Biológicas.
O reitor Odilon Máximo destacou a importância da Educação do Campo para a Uneal e a relevância da parceria com a Escola Família Agrícola. "Como instituição pública superior do estado de Alagoas, a Uneal compreende a importância da Educação do Campo e iniciativas como a Escola Família Agrícola. Estamos comprometidos com ações de formação, como o curso de Pós-Graduação em Educação do Campo, Gestão de Cooperativas, Graduação em Educação do Campo, Quilombola e Indígena, além de programas de formação em agroecologia", afirmou o reitor.
O evento também contou com a participação de diversas autoridades, incluindo representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), o Deputado Federal Paulão, o Deputado Estadual Ronaldo Medeiros, membros do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, além de representantes do Governo do Estado e da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).
A fundação da primeira Escola Família Agrícola de Alagoas representa um avanço significativo na valorização e fortalecimento da educação do campo, reafirmando o compromisso da Uneal com o desenvolvimento sustentável e inclusivo das populações rurais do estado.
Últimas notícias
Sine Alagoas anuncia 3.594 vagas de emprego na semana do Natal
Motociclista embriagado fica ferido após colidir com bicicleta em Arapiraca
Incêndio em vegetação é contido pelo Corpo de Bombeiros em Limoeiro de Anadia
Dino barra trecho de projeto de lei que libera emendas do orçamento secreto
Passaporte diplomático de Eduardo Bolsonaro é anulado após perda de mandato
Confira a programação dos desfiles do Natal de Todos Nós
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
