Uneal participa do Ato de Fundação da Primeira Escola Família Agrícola de Alagoas
As Escolas Famílias Agrícolas são essenciais para atender às necessidades específicas das populações rurais, utilizando a Pedagogia da Alternância
A Universidade Estadual de Alagoas participou do ato de fundação da primeira Escola Família Agrícola de Alagoas (EFA), realizado no Centro de Formação Irmã Dorothy, no sítio América, em Igaci. O evento simboliza um marco na luta histórica por avanços e conquistas das populações do campo em Alagoas e foi organizado pelo Movimento dos Trabalhadores do Campo (MTC).
A EFA, que já possui reconhecimento do Ministério da Educação, vai funcionar a partir de um modelo técnico de formação que adota os princípios da Educação Popular e do Campo. A escola é voltada para os filhos e familiares de agricultores, quilombolas, integrantes de assentamentos rurais e outras populações com afinidade pela vida no campo.
As Escolas Famílias Agrícolas são essenciais para atender às necessidades específicas das populações rurais, utilizando a Pedagogia da Alternância. Esse modelo educacional chegou ao Brasil em 1969 e, atualmente, existem cerca de 150 EFAs espalhadas pelo país, desempenhando um papel fundamental na educação rural.
Representando a Uneal, estiveram presentes o reitor Odilon Máximo de Morais, o vice-reitor Anderson Barros, a pró-reitora de Extensão Sanadia Gama, e Esmeralda Porto, coordenadora do curso de Licenciatura em Educação do Campo pelo PARFOR e professora do curso de Ciências Biológicas.
O reitor Odilon Máximo destacou a importância da Educação do Campo para a Uneal e a relevância da parceria com a Escola Família Agrícola. "Como instituição pública superior do estado de Alagoas, a Uneal compreende a importância da Educação do Campo e iniciativas como a Escola Família Agrícola. Estamos comprometidos com ações de formação, como o curso de Pós-Graduação em Educação do Campo, Gestão de Cooperativas, Graduação em Educação do Campo, Quilombola e Indígena, além de programas de formação em agroecologia", afirmou o reitor.
O evento também contou com a participação de diversas autoridades, incluindo representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), o Deputado Federal Paulão, o Deputado Estadual Ronaldo Medeiros, membros do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, além de representantes do Governo do Estado e da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).
A fundação da primeira Escola Família Agrícola de Alagoas representa um avanço significativo na valorização e fortalecimento da educação do campo, reafirmando o compromisso da Uneal com o desenvolvimento sustentável e inclusivo das populações rurais do estado.
Últimas notícias
[Vídeo] Papagaios Chauás avançam para fase final antes da soltura em Alagoas
Presidente do TJ-AL assume o governo de Alagoas interinamente
Pé-de-Meia: nascidos em novembro e dezembro recebem 9ª parcela
Renan Filho organiza volta a Alagoas para disputar o governo em 2026
Calheiros e Lira disputam o voto dos 90 mil alagoanos beneficiados pela isenção do IR
Vânia do Passo sobre nova eleição: ‘Temos a candidatura certa para vencer’
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
