Ineligibilidade de Padre Eraldo agita bastidores da política em Delmiro Gouveia
Reeleição de Ziane Costa ganha caminho facilitado na cidade sertaneja
Os bastidores da política de Delmiro Gouveia estão agitados, principalmente após a decisão recente do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL), que declarou inelegíveis o ex-prefeito da cidade sertaneja, Padre Eraldo, e o ex-vice-prefeito, e pré-candidato a vereador, Lau da Barragem.
A decisão foi motivada pela suposta prática de captação ilícita de sufrágio - compra de votos -, em um processo que se arrasta desde as eleições de 2020.
O relator do processo, desembargador Ney Costa Alcântara de Oliveira, apresentou seu voto, que foi acompanhado por todos os seus pares presentes na sessão. A decisão foi tomada a partir da análise de um recurso interposto pelo próprio edil, que buscava reformar a sentença de primeira instância, proferida pela Justiça Eleitoral da 40ª zona.
O caso teve início em 2020, quando duas pessoas foram detidas com materiais de campanha e uma quantia em dinheiro, destinada, segundo a confissão de uma das pessoas envolvidas, à compra de votos para os denunciados. Com base nessa evidência, a Justiça Eleitoral julgou procedentes os pedidos formulados na Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije), mantendo a cassação do vereador Geraldo Xavier e aplicando-lhe uma multa de R$ 20.000,00. Além disso, o vereador foi declarado inelegível para as eleições dos próximos oito anos subsequentes ao pleito de 2020.
Padre Eraldo e Lau da Barragem enfrentam sanções semelhantes, com inelegibilidade também pelos próximos oito anos e multas financeiras. Embora todos os envolvidos tenham o direito de recorrer da decisão, o impacto imediato dessa sentença já se faz sentir no cenário político local.
Com a inelegibilidade de opositores de peso, o caminho para a reeleição da atual prefeita de Delmiro Gouveia, Ziane Costa, parece se tornar mais tranquilo. Ela, que tem buscado consolidar seu apoio na região, agora enfrenta um cenário político significativamente alterado, com seus principais adversários afastados por questões judiciais.
Últimas notícias
Ronda no Bairro apresenta plano de ações para Operação Verão 2025/2026
Sefaz anuncia sorteio especial de Natal da Nota Fiscal Cidadã com R$ 2 milhões em prêmios
Programa 'SSP nos Municípios' faz visitas técnicas na Rota Ecológica dos Milagres
[Vídeo] ALE discute falhas no abastecimento de água e cobra soluções de concessionárias
Exame de DNA confirma que corpo encontrado na Cachoeira do Meirim é de Crislany
Economia de Alagoas cresce 3,54% em 2023 e supera PIB nacional
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
