Ineligibilidade de Padre Eraldo agita bastidores da política em Delmiro Gouveia
Reeleição de Ziane Costa ganha caminho facilitado na cidade sertaneja
Os bastidores da política de Delmiro Gouveia estão agitados, principalmente após a decisão recente do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL), que declarou inelegíveis o ex-prefeito da cidade sertaneja, Padre Eraldo, e o ex-vice-prefeito, e pré-candidato a vereador, Lau da Barragem.
A decisão foi motivada pela suposta prática de captação ilícita de sufrágio - compra de votos -, em um processo que se arrasta desde as eleições de 2020.
O relator do processo, desembargador Ney Costa Alcântara de Oliveira, apresentou seu voto, que foi acompanhado por todos os seus pares presentes na sessão. A decisão foi tomada a partir da análise de um recurso interposto pelo próprio edil, que buscava reformar a sentença de primeira instância, proferida pela Justiça Eleitoral da 40ª zona.
O caso teve início em 2020, quando duas pessoas foram detidas com materiais de campanha e uma quantia em dinheiro, destinada, segundo a confissão de uma das pessoas envolvidas, à compra de votos para os denunciados. Com base nessa evidência, a Justiça Eleitoral julgou procedentes os pedidos formulados na Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije), mantendo a cassação do vereador Geraldo Xavier e aplicando-lhe uma multa de R$ 20.000,00. Além disso, o vereador foi declarado inelegível para as eleições dos próximos oito anos subsequentes ao pleito de 2020.
Padre Eraldo e Lau da Barragem enfrentam sanções semelhantes, com inelegibilidade também pelos próximos oito anos e multas financeiras. Embora todos os envolvidos tenham o direito de recorrer da decisão, o impacto imediato dessa sentença já se faz sentir no cenário político local.
Com a inelegibilidade de opositores de peso, o caminho para a reeleição da atual prefeita de Delmiro Gouveia, Ziane Costa, parece se tornar mais tranquilo. Ela, que tem buscado consolidar seu apoio na região, agora enfrenta um cenário político significativamente alterado, com seus principais adversários afastados por questões judiciais.