Ineligibilidade de Padre Eraldo agita bastidores da política em Delmiro Gouveia
Reeleição de Ziane Costa ganha caminho facilitado na cidade sertaneja

Os bastidores da política de Delmiro Gouveia estão agitados, principalmente após a decisão recente do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL), que declarou inelegíveis o ex-prefeito da cidade sertaneja, Padre Eraldo, e o ex-vice-prefeito, e pré-candidato a vereador, Lau da Barragem.
A decisão foi motivada pela suposta prática de captação ilícita de sufrágio - compra de votos -, em um processo que se arrasta desde as eleições de 2020.
O relator do processo, desembargador Ney Costa Alcântara de Oliveira, apresentou seu voto, que foi acompanhado por todos os seus pares presentes na sessão. A decisão foi tomada a partir da análise de um recurso interposto pelo próprio edil, que buscava reformar a sentença de primeira instância, proferida pela Justiça Eleitoral da 40ª zona.
O caso teve início em 2020, quando duas pessoas foram detidas com materiais de campanha e uma quantia em dinheiro, destinada, segundo a confissão de uma das pessoas envolvidas, à compra de votos para os denunciados. Com base nessa evidência, a Justiça Eleitoral julgou procedentes os pedidos formulados na Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije), mantendo a cassação do vereador Geraldo Xavier e aplicando-lhe uma multa de R$ 20.000,00. Além disso, o vereador foi declarado inelegível para as eleições dos próximos oito anos subsequentes ao pleito de 2020.
Padre Eraldo e Lau da Barragem enfrentam sanções semelhantes, com inelegibilidade também pelos próximos oito anos e multas financeiras. Embora todos os envolvidos tenham o direito de recorrer da decisão, o impacto imediato dessa sentença já se faz sentir no cenário político local.
Com a inelegibilidade de opositores de peso, o caminho para a reeleição da atual prefeita de Delmiro Gouveia, Ziane Costa, parece se tornar mais tranquilo. Ela, que tem buscado consolidar seu apoio na região, agora enfrenta um cenário político significativamente alterado, com seus principais adversários afastados por questões judiciais.
Últimas notícias

Campanha alerta trabalhadores da Orla de Maceió sobre os riscos do sol nos lábios

Vigilância Sanitária autua farmácia clandestina dentro de supermercado

Veja quais são os políticos de Alagoas que podem disputar a vice-presidência da República em 2026

Futuro de Alfredo Gaspar no União Brasil será definido somente em agosto

De olho no Senado, Arthur Lira percorre o interior e fortalece alianças

Operação policial desarticula organização criminosa entre Alagoas e Pernambuco
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
