Agreste

Hospital de Emergência inicia Aula Multidisciplinar com estagiários do Programa Preparando a Volta Para Casa

A partir da segunda-feira (17), no auditório do HEA, será iniciada a “Aula Multidisciplinar”, em que os estudantes serão os responsáveis para ministrar uma aula sobre o tema “Cuidados Paliativos”

Por 7segundos/Assessoria 11/06/2024 17h05
Hospital de Emergência inicia Aula Multidisciplinar com estagiários do Programa Preparando a Volta Para Casa
O estagiário Eduardo Catônio é o fisioterapeuta Marcos Protázio (jaleco branco), avaliam que a proposta de aula vai garantir mais conhecimento para os estudantes e para os profissionais - Foto: Ascom

O Hospital de Emergência do Agreste (HEA), por meio do programa Preparando a Volta para Casa, lança uma nova ação para avançar no desenvolvimento acadêmico dos estagiários das seis especialidades que acompanham os trabalhos na maior instituição hospitalar do interior de Alagoas. O programa tem 10 estagiários nas áreas de serviço social, nutrição, enfermagem, fisioterapia, psicologia e medicina.

A partir da segunda-feira (17), no auditório do HEA, será iniciada a “Aula Multidisciplinar”, em que os estudantes serão os responsáveis para ministrar uma aula sobre o tema “Cuidados Paliativos” para os profissionais que os orientam no dia a dia do programa.

“Uma vez por mês vamos escolher um tema geral para todas as especialidades para que pesquisem, dentro da área de atuação, e falem, em tom de aula, sobre o assunto. E uma vez por semana, uma especialidade vai discorrer sobre um tema específico e que esteja alinhado com o serviço oferecido pelo programa.. A ideia é provocar a pesquisa e avaliar como cada estagiário vai demonstrar o conhecimento. Desta forma, podemos unificar a prática da rotina do nosso serviço no Programa à teoria com as pesquisas de temas que serão escolhidos pelos profissionais”, afirmou a psicóloga Mônica Leal, coordenadora do Programa Preparando a Volta Para Casa do Hospital de Emergência.

“Eles vão nos capacitar”, afirmou o fisioterapeuta Marcos Protázio. “A ideia é instigar que eles pesquisem mais, estudem ainda mais, aprofundem o conhecimento e possam demonstrar o aprendizado para os profissionais que compõem o Programa. Vamos debater e aprender com eles. A prática caminhando junto com a teoria, garantindo que tenham uma nova experiência acadêmica”, afirmou Marcos.

O estudante de fisioterapia da Unirb, Eduardo Catônio, está terminando o curso. Desde fevereiro frequenta o HEA para colaborar com o Programa Preparando a Volta para Casa. “É uma proposta diferente, assim como é a abordagem inovadora do Programa. Além de provocar mais pesquisa da nossa parte, vamos aprender também sobre a atuação das outras especialidades em temas específicos. Vai ser bastante enriquecedor”, disse Eduardo.

Em agosto deste ano, o Programa Preparando a Volta para Casa completa 11 anos de trabalhos realizados no Hospital de Emergência do Agreste (HEA). A proposta é que uma equipe multiprofissional faça o acompanhamento de pacientes vítimas de traumas, sequelas, internados na instituição. Os familiares destes pacientes são treinados pelos profissionais para que possam acolhê-los, da melhor forma possível, em casa, após a alta hospitalar.

“Quem sofre um acidente de trânsito, por exemplo, fica sequelado, com dificuldade de mobilidade ou, até mesmo, acamado, precisa de cuidados diferenciados quando vai para casa. A ideia do programa é treinar os familiares para a mudança da rotina da casa, os cuidados específicos com o paciente como tomar banho, alimentação, locomoção. Na maioria dos casos, os familiares não sabem como acolher. Então os nossos profissionais realizam estes treinamentos para buscar garantir uma segurança para todos”, afirmou Mônica Leal.

O estagiário Eduardo Catônio é o fisioterapeuta Marcos Protázio (jaleco branco), avaliam que a proposta de aula vai garantir mais conhecimento para os estudantes e para os profissionais