Nesta quinta-feira, Hemoal faz coleta de sangue em Arapiraca e Coruripe
Por meio das ações, o órgão facilita o acesso dos doadores voluntários e mantém estabilizado o estoque sanguíneo

Equipes itinerantes do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) farão coletas externas de sangue em dois municípios do interior do Estado nesta quinta-feira (9). Por meio das ações, o órgão facilita o acesso dos doadores voluntários e mantém estabilizado o estoque sanguíneo para atender a demanda das maternidades e hospitais.
Em Arapiraca, a ação ocorrerá na Agreste Saneamento, situada no bairro Jardim Esperança, no horário das 8h às 12h e das 13h às 16h. Já em Coruripe, a iniciativa itinerante vai ocorrer na Unidade de Coleta e Transfusão (UCT), no bairro Centro, das 9h às 16h.
Entre os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde (MS), para o voluntário doar sangue é preciso: apresentar peso igual ou superior a 50 quilos e idade na faixa etária dos 16 aos 69 anos. Paralelamente, o candidato à doação de sangue deve ter boa saúde e apresentar um documento oficial e original com foto no momento em que comparecer ao posto de coleta.
O MS também estabelece critérios que proíbem definitivamente a doação de sangue. Caso o voluntário tenha diagnóstico positivo para doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos, ele fica impedido de praticar o gesto voluntário permanentemente.
Quanto aos impedimentos temporários, está a colocação de piercing em qualquer parte do corpo, bem como, o fato de ter feito micropigmentação, maquiagem definitiva e tatuagem. Nestes casos, o voluntário fica impedido de doar sangue pelo período de 12 meses.
"Ressaltamos que a ingestão de bebidas alcoólicas antes da doação, também representa impeditivo temporário para doar sangue. E no caso das mulheres, lembramos que elas não podem doar sangue se estiverem gestantes ou amamentando", informou o assistente social do Hemoal, Danilo Lima.

Últimas notícias

Dupla armada rouba motocicleta em borracharia no bairro Santa Lúci

Filme ‘Antônia’ começa gravações em Penedo na próxima segunda, 15

Thaís Canuto reage a Renato Filho e denuncia fake news em Pilar

MEC oferta 7,8 mil vagas de pós-graduação gratuita para professores

Dólar fecha a R$ 5,35, menor valor em mais de um ano

Motorista desobedece sinalização e destrói pórtico na Av. Governador Afrânio Lages
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
