Governo de Alagoas concede menção honrosa a atleta arapiraquense
Homenagem foi entregue pela Secdef e faz parte das ações do Junho Violeta, mês de enfrentamento à violência contra a pessoa idosa

Dentro da programação do Junho Violeta, que visa combater a violência contra a pessoa idosa, a Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (Secdef) prestou uma homenagem à senhora Maria do Carmo, 66 anos, conhecida como Carminha. Residente em Arapiraca, ela recebeu uma menção honrosa por sua trajetória inspiradora, que demonstra como é possível envelhecer com graça, dignidade e vitalidade.
Aos 60 anos, Maria do Carmo deu início a uma jornada inspiradora no mundo da corrida de rua. Quebrando barreiras e desafiando limites, ela se tornou a primeira mulher em Alagoas a conquistar os títulos de maratonista e ultramaratonista após os 60 anos.
A entrega do título foi feita durante o Seminário de Enfrentamento à Violência Contra a Pessoa Idosa que aconteceu na semana passada, no auditório da OAB Alagoas, no bairro de Jacarecica, em Maceió. O evento reuniu especialistas, autoridades e membros da sociedade civil para debater estratégias de combate à violência contra as pessoas idosas, um problema que afeta milhares de pessoas em todo o país.
Segundo a homenageada, as competições que mais marcaram sua trajetória foram quando representou o Brasil na Colômbia e no México. "Não que as outras corridas não fossem importantes, todas foram, mas quando você sai do seu país para representá-lo em outro e conquista lá fora, o sabor é bem diferente", destacou Maria do Carmo.
Ela também ressalta a importância de receber uma menção honrosa como essa e do que pode representar para outras pessoas. "A idade nunca foi minha limitação. Essa homenagem não é só para mim, mas sim para todos os idosos que, assim como eu, têm coragem de se autodesafiar", destaca a maratonista.
“Exemplo de força, garra e determinação”, diz secretária
Para a secretária de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência, Arabella Mendonça, a maratonista se tornou um verdadeiro exemplo de força, garra e determinação. "A história de Carminha é um lembrete constante de que a idade não define quem somos ou o que podemos alcançar. Sua trajetória inspiradora motiva a todos a buscarem seus sonhos com persistência e paixão, demonstrando que nunca é tarde para perseguir objetivos e realizar grandes feitos", enfatiza a gestora.
Arabella destaca também que a atleta se consolida ainda como um modelo a ser seguido, não apenas por atletas, mas por pessoas de todas as áreas da vida.
Conquistas
Sua trajetória é marcada por uma coleção de medalhas e troféus que comprovam sua garra e talento. Entre as principais conquistas estão o título de campeã do XVI Trófeu Brasil, em Florianópolis, com seis medalhas de ouro; campeã da 111ª Terça Master Loterias Caixa, em São Paulo, com uma medalha de prata; campeã do Troféu Nordeste, em Natal, com quatro medalhas de ouro e duas de prata.
Maria do Carmo foi campeã ainda do Campeonato Brasileiro, em Recife, com cinco medalhas de ouro e duas de prata; campeã do Sul-Americano, em Bogotá, na Colômbia; campeã mundial com oito medalhas de ouro, em Guadalajara, no México; tricampeã da Copa Brasil e recordista dos 800 metros rasos; vencedora de três edições da Corrida de São Silvestre; e colecionadora de 215 medalhas e 109 troféus em corridas de rua.
Últimas notícias
Colisão envolvendo três carros provoca engarrafamento na AL-220, em Arapiraca

Jacaré encontrado próximo de residências é resgatado por moradores em Arapiraca

Corpos de líderes cristãos são encontrados em vala comum na Colômbia

Prefeitura de Pão de Açúcar retifica e prorroga edital de Concurso Público

Prefeito inicia comemoração do 78º aniversário de Junqueiro com corrida de rua

Alagoas possui 10 barragens com alto risco de acidente, afirma relatório da ANA
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
