Sinpete 2024 lança editais e recebe propostas de atividades até 10 de julho
Editais estão disponíveis e você submeter apresentação de trabalho, propostas de atividades formativas, ideias e pesquisas inovadoras

A edição 2024 da Semana Institucional de Pesquisa, Tecnologia e Inovação na Educação Básica (Sinpete) acontece de 16 a 22 de outubro, com espaços temáticos em Maceió, Arapiraca, Delmiro Gouveia e Santana do Ipanema. Pois é, agora, é possível escolher o local mais próximo para participar. O foco é a educação básica, mas o evento também abrange os níveis técnicos e superior do estado, e, por isso, se, além de ser participante observador, você também quiser submeter sua proposta para apresentar comunicação oral ou pôster, atividades formativas e ideias inovadoras, não perca tempo! O prazo para inscrição é até 10 de julho.
Durante a Sinpete também ocorre a Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I). Serão várias atividades disponíveis e simultâneas nos quatro municípios que vão sediar o evento: comunicações orais e pôsteres, oficinas, minicursos, mesas-redondas, palestras, manifestações culturais, lançamento de livros, concurso de ideias e pesquisas inovadoras. Tudo isso organizado em espaços temáticos, que poderão ser visitados por meio do Tour Científico, uma visitação guiada para as escolas, que podem se inscrever clicando aqui.
Um dos principais focos da Sinpete é a popularização da ciência, da tecnologia e da inovação, como uma forma de incentivar crianças e jovens a conhecerem esse universo de múltiplos conhecimentos, por meio do fomento a projetos e ações práticas. Por isso foram lançados três editais como opções para participar com apresentação de trabalho, propostas de atividades formativas, ideias e pesquisas inovadoras.
Ideias inovadoras
A chamada 01 para propostas de ideias e pesquisas inovadoras devem apresentar potencial para solucionar problemas científicos, educacionais, sociais ou ambientais, por meio da ciência, da tecnologia e do empreendedorismo, e devem resultar em pesquisas, produtos, processos e serviços inéditos. Este edital é destinado a professores do ensino fundamental, médio e técnico de escolas públicas municipais, estaduais e federais e privadas, existentes nos 102 municípios alagoanos, além de docentes de cursos de graduação de instituições de ensino superior públicas e privadas.
Ou seja, podem participar professores e estudantes de todos os municípios alagoanos, mas, no ato da inscrição, devem escolher a cidade-polo - Maceió, Arapiraca e Delmiro Gouveia - onde vão participar das fases do concurso.
Atividades Formativas
De acordo com a Chamada 02, as propostas de atividades formativas devem ser apresentadas na modalidade de minicurso, oficina, palestra, mesa-redonda, lançamento de livro ou manifestação cultural. Quem pode submeter propostas? Professor ou técnico de instituições públicas de ensino superior; professor da educação básica ou estudante da pós-graduação, supervisionado pelo respectivo orientador.
Comunicação oral e pôster
Com a Chamada 03, a Sinpete pretende selecionar propostas de comunicação oral e pôster voltadas a fortalecer o debate sobre a educação básica, a pesquisa e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), no âmbito da docência no contexto atual. Quem pode submeter trabalhos científicos? Professores em formação, graduados e graduandos, com ações nas escolas, que estejam enquadrados em pelo menos uma das seguintes categorias descritas no referido edital.
As propostas devem ser submetidas com a participação de até seis pessoas, sendo um autor e cinco coautores, e cada proponente poderá inscrever até três propostas. Devem ser alinhadas a, pelo menos, um dos 17 ODS que estão descritos na Chamada 03.
Para mais informações, visite o site do evento e o Instagram @sinpete.2024

Últimas notícias

Queda de fio elétrico mata 27 vacas em fazenda de Batalha

Porto de Pedras apresenta projeto para Praia da Lage visando Selo Bandeira Azul

Governo Trump fala em “censura” e “prisão ilegal” no Brasil ao justificar tarifaço

Ronda no Bairro acolhe casal em situação de vulnerabilidade no Benedito Bentes

Babá morta em Maceió era testemunha de outro caso de agressão envolvendo o suspeito

Atalaia é destaque no Vale do Paraíba com Curso de Formação da Guarda Municipal
Vídeos e noticias mais lidas

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca

Policiais militares são presos por extorsão na parte alta de Maceió
